sexta-feira, 29 de março de 2019

Fotógrafo mineiro é convidado para feira nos Estados Unidos

março 29, 2019 | por Resumo Fotográfico


O fotógrafo mineiro João Victor Medeiros, de Juiz de Fora, teve o seu projeto autoral “Feira é livre” selecionado para ser exposto durante a feira de arte The Other Art Fair, que será realizada em maio, no centro cultural MANA Contemporary, em Chicago, Estados Unidos.

Feira é Livre

O projeto, que ainda está em andamento, teve início no ano de 2017, quando o fotógrafo conheceu a Feira de São Joaquim, em Salvador, Bahia, e propõe uma reflexão sobre a sobrevivência orgânica das feiras livres no Brasil, documentando a resistência dos trabalhadores destes locais.

“A partir de um olhar humanista que busca o elo entre espectador e fotografado, retrato as feiras e seus trabalhadores em uma postura que vise evidenciar as belezas dos afazeres e colaborar, através da fotografia, para a quebra de estereótipos de violência e miséria - contando outras e diversas histórias.”


João explica que a Feira é tradicional devido aos preços acessíveis e sua diversidade de produtos, sendo vital tanto para a sobrevivência de diversas famílias como também para o reforço da cultura baiana na cidade de Salvador; sendo o principal distribuidor dos artesanatos de barro, cuscuzeiros, potes produzidos no recôncavo baiano e venda de produtos para rituais religiosos.

Refletindo sobre essas histórias, João faz um paralelo com sua própria história, como filho de feirante. “Meu olhar para as feiras acaba sendo influenciado por memória, afeto e questões raciais. Mesmo com o projeto ainda em desenvolvimento, já possuo um bom corpo de trabalho, o que permitiu que ele fosse selecionado para essa feira internacional.”

Financiamento coletivo

A oportunidade de expor o trabalho surgiu em 2018, na primeira edição da The Other Art Fair em Chicago. Na época, João não consegui arrecadar todo o valor a tempo, mas os organizadores ofereceram uma segunda oportunidade para a este ano.

Para custear a sua viagem, João criou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, que vai até o dia 17 de abril. Assista ao vídeo: