quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Inscrições prorrogadas para o projeto Fotossensível

agosto 28, 2019 | por Resumo Fotográfico

Foto: Chico Rivers

Ainda há tempo dos jovens entre 14 e 17 anos da Zona Norte da capital paulista se matricularem na segunda edição do projeto Fotossensível – Curso de Fotografia. As inscrições para o curso gratuito foram prorrogadas até sexta-feira, 30 de agosto.

O projeto oferece turmas destinadas a iniciantes e também nível intermediário, com amplo conteúdo sobre o universo da fotografia e acesso a ações artísticas que promovem diálogo, ampliação do conhecimento, sensibilização, experimentação e reflexão.

Pela primeira vez os cursos gratuitos acontecem na escola de samba Unidos de Vila Maria, com intuito de atender os residentes do Parque Vila Maria e Parque Novo Mundo, assim como demais áreas da Zona Norte da de São Paulo.

Maysa Gil, coordenadora executiva do Instituto JCA, parceiro estratégico do projeto, afirma que “o Instituto acredita no potencial transformador da juventude. Por isso, cria estratégias para que os jovens possam não só estudar, mas também praticar e experimentar ações em que sejam os protagonistas. O projeto Fotossensível é mais um exemplo disso. Através do conhecimento da fotografia e da linguagem visual, os jovens são estimulados a prestarem atenção na realidade, o que fomenta reflexões sobre espaços de arte na cidade e desperta o papel de transformadores”.

Cada turma oferece capacidade de 30 vagas. A primeira turma é dedicada a jovens iniciantes na fotografia e acontece às segundas e quartas-feiras de 2 de setembro até 27 de novembro. Quem tem nível intermediário vai conferir as aulas de terças e quintas-feiras de 3 de setembro até 28 de novembro, sempre na Unidos de Vila Maria e ambas no período de 14h às 17h.

Nas aulas práticas de fotografia os jovens participam de uma imersão, envolvendo tanto alguns processos químicos de revelação e de fotografia analógica quanto a fotografia feita com câmeras digitais e celulares. As atividades fotográficas ocorrem em sala de aula e se estendem para a casa de cada aluno. Na abordagem teórica, o curso compreende temas como história da fotografia, história da arte, estudos de composição e ética do fotógrafo.

Dentro do cronograma também estão previstas duas visitas a exposições de fotografia em centros culturais e instituições públicas, cujos conteúdos serão absorvidos e debatidos ao longo do curso. Estão na programação visita a exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, com fotos de Sebastião Salgado, no SESC Paulista, e outra a exposição de Susan Meiselas, em uma das galerias do Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

Ao final do curso, haverá uma exposição pública com as obras produzidas pelos alunos na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão.

Para Patrícia Souza Ceschi, idealizadora do projeto, a força das iniciativas de arte e ação educativa estão no potencial de sensibilização artística dos jovens. No Fotossensível, os participantes terão oportunidade de fruição da linguagem fotográfica, de compartilhamento de recursos para a leitura, de experimentação das artes visuais e de estímulo à expressão a partir de novos sentidos.

“A linguagem fotográfica foi escolhida por ser, na maior parte das vezes, uma linguagem muito difundida entre jovens no seu uso como recurso de comunicação nas redes sociais, contendo em si inúmeras possibilidades de exploração e desdobramentos, bem como discussões éticas e estéticas” diz Patrícia. "Estamos com uma grande expectativa para o sucesso da 2ª edição do Fotossensível. Uma das novidades é a parceria com a Unidos de Vila Maria, conhecida pelo engajamento na comunidade com ações comunitárias com jovens do entorno”, conclui.

SERVIÇO:

Fotossensível – Curso de Fotografia
Público: jovens de 14 a 17 anos moradores da Zona Norte da cidade.
Local: Unidos de Vila Maria – Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448, Jardim Japão, São Paulo/SP
Datas: TURMA INICIANTE (segundas e quartas-feiras) de 2 de setembro até 27 de novembro
TURMA INTERMEDIÁRIA (terças e quintas-feiras) de 03 de setembro até 28 de novembro
Capacidade: 30 vagas em cada turma
Matrículas: Para efetivar a matricular é necessário comparecer na Unidos de Vila Maria, até 30 de agosto, de 14h às 17h, e procurar por Eliza. É necessário que os jovens estejam acompanhados dos pais ou responsáveis para assinarem a ficha de autorização. Caso o adulto não possa comparecer nesses dias, escrevam para aymbereprodart@gmail.com ou facebook.com/parquedasartesvilamaria.
Publicado em: