sexta-feira, 18 de outubro de 2019

9 dicas para fotografar famílias

outubro 18, 2019 | por Resumo Fotográfico

Em 1888, George Eastman lançou a câmera Kodak nº 1 e deu às pessoas comuns a capacidade de imortalizar os momentos mais importantes da vida. A fotografia de família e os álbuns de fotos de família fazem parte da nossa cultura desde então.

Mais de 130 anos após essa fatídica invenção, inúmeras fotos de família estão disponíveis para nós com o clique de um botão; você pode encontrar milhões deles somente no Instagram, em hashtags populares como #DocumentYourDays, #LetThemBeLittle e #ChildhoodUnplugged.

Ainda assim, em um mundo cheio de imagens, continuamos desejando fotografias de família que nos lembram a importância de diminuir a velocidade e passar tempo com aqueles que amamos. As tendências vêm e vão, mas a família nunca sai de moda.

Em artigo para o 500px Blog, a fotógrafa de família Winnie Bruce apresenta suas melhores dicas para criar imagens modernas e atemporais. Continue lendo para saber como ela captura fotos de valor inestimável que ressoam com usuários de todo o mundo.

“Eu só trabalho com famílias reais.”


Trabalhar com famílias em vez de modelos profissionais tem algumas vantagens. Primeiro, ele permite capturar as conexões genuínas entre pais e filhos. Além disso, ter toda a família no set ajuda as crianças a se sentirem à vontade.

“As crianças estão muito afinadas com quem estão, e eu sei que estão mais confortáveis ​​e relaxadas por estar com sua própria família", Winnie nos diz. “Para preparar uma família para uma sessão, envio a eles um PDF que eles podem ler com antecedência. Lá, tenho dicas e truques e um guia do que esperar.”

“Normalmente, não faço sessões com menos de uma hora de duração.”


Ao trabalhar com uma nova família, programe mais tempo do que pensa que precisará. Especialmente quando se trabalha com crianças, é importante passar alguns minutos conversando sem a câmera presente.

“Gosto de descer ao nível da criança e de olhá-la nos olhos”, diz Winnie. “Eu faço perguntas a eles como como é o dia deles, qual é a comida favorita deles, se eles estão fazendo alguma coisa depois, etc.”

“Para crianças menores (18 meses ou menos), eu fico boba com elas! Pergunto aos pais se eles têm músicas favoritas e toco peekaboo com eles também. Acredito firmemente que os bebês podem sentir se uma pessoa gosta de bebês, e eles retribuem com risadinhas e sorrisos.”

“Brincar é crucial em uma sessão familiar bem-sucedida.”



Ao trabalhar com crianças, siga sua liderança. Algumas crianças podem se aquecer rapidamente e outras podem levar tempo. Deixe-os definir o ritmo e convide-os para ensinar seus jogos favoritos ou apresentar o animal de estimação da família. Dê a eles espaço e liberdade para fazer o que gostam. “Para torná-lo divertido, eu apenas os guio para a boa luz e os deixo tocar", diz Winnie.

“Encorajo os clientes a fotografar suas casas durante nossas sessões.”


As famílias se sentem mais confortáveis ​​em suas próprias casas, especialmente os pequenos. "Sinto que as crianças estão sempre tão empolgadas em conhecer novas pessoas e mostrar seu próprio espaço", acrescenta Winnie. “Eles adoram se exibir e brincar. Eles trazem seus próprios brinquedos e, como quebra-gelo, peço que me digam qualquer informação que gostariam de compartilhar sobre seus brinquedos. ”

Como bônus, fotografar em belos interiores pode adicionar variedade ao seu portfólio. Se você deseja enviar suas fotos para licenciamento, lembre-se de obter uma liberação de propriedade assinada, além das liberações de modelo .

“Na verdade, prefiro fotografar famílias quando não estão olhando para mim.”



Pedir aos adultos que sorriam com a contagem de três raramente funciona, e muito menos crianças. Em vez disso, dê um passo para trás e dê espaço para a família interagir. “Parece artificial se tudo o que estou recebendo são poses rígidas", continua Winnie. “Sempre busco autenticidade, para que os pais saibam que meu objetivo é capturar a personalidade das crianças. Em particular, adoro fotografar todos os rostos divertidos que as crianças fazem. Sinceramente, faz parte da personalidade deles, e prefiro capturar isso do que um sorriso forçado. Mesmo com meus próprios filhos, prefiro quando eles não olham para a câmera.”

“Definitivamente, há estágios na infância que não duram para sempre, e ótimas fotografias congelam esses momentos.”


A infância é passageira. Isso faz parte do que torna as fotos de família tão importantes. Peça aos seus clientes para falar sobre as coisas únicas que seus filhos estão fazendo nessa idade . "Por exemplo, se nesta fase da vida eles estão fazendo caretas, eu adoraria capturar isso”, Winnie nos diz.

Os hábitos e maneirismos cotidianos de uma criança podem parecer insignificantes no momento, mas desaparecerão em um piscar de olhos. Não se esqueça de incorporá-los ao seu trabalho. As melhores fotos são aquelas em que podemos olhar para trás e nos perguntar: “Lembra quando ...?”

“A iluminação escura e sombria está definitivamente se tornando uma tendência.”


Só porque você está fotografando crianças não significa necessariamente que as imagens devem ser brilhantes e alegres. Toque na imaginação e no senso de brincadeira de uma criança, usando sombras sabiamente. Experimente diferentes estilos de luz para evocar diferentes atmosferas. "Costumo editar em algum lugar entre sombrio, claro e arejado", explica Winnie.

“Close-ups de detalhes (por exemplo, pais de mãos dadas com os filhos) também são populares.”


Quando se trata de famílias, as pequenas coisas podem ser tão significativas quanto a grande figura. Pequenos gestos contam histórias universais. Observe a maneira como uma criança agarra o ombro dos pais ou como uma mãe expectante segura sua barriga. Documente tudo, desde rotinas matinais a rituais de ninar, e aprecie os detalhes do dia a dia que outras pessoas podem perder.

“Não aponte para que as imagens de sua família se tornem virais. Compartilhe-os porque você os ama.”



Se uma foto o move, é provável que ele também mova outras pessoas. Winnie nos diz: “O que aprendi é que as melhores imagens, e as mais compartilhadas, são as que parecem verdadeiras no momento, e não aquelas que foram planejadas demais".

Seja paciente, siga o fluxo e fique pronto o tempo todo. A oportunidade perfeita pode se apresentar quando você menos espera. Winnie conclui. “Se uma imagem é capturada com sinceridade, é isso que ela transmite. Acho que minhas imagens de fotografia de família foram vendidas porque são sinceras.”

Para conhecer mais sobre o trabalho de Winnie, acesse seu site, 500px, Facebook ou Instagram.