sexta-feira, 10 de julho de 2020

“Poéticas do Efêmero”, de Thais Andressa

julho 10, 2020 | por Resumo Fotográfico

Na série “Poéticas do Efêmero”, a fotógrafa mineira Thais Andressa busca inspiração no cotidiano e nos poemas de Fernando Pessoa e Cecília Meireles, buscando um diálogo entre literatura e fotografia, além de uma visão reflexiva.
“A fotografia é minha forma de interpretar o mundo, de dar vazão aos meus sonhos e de potencializar a minha voz. Vivemos em uma época em que tudo requer pressa, e não há tempo para a contemplação. Valoriza-se a aparência, mas esquece-se a essência e a poética que há nos instantes. Explorando uma narrativa baseada em sombras e reflexos, a série expressa a transitoriedade, e a representação de um universo paralelo e mágico. São cenas presentes em nosso cotidiano, mas que passam muitas vezes despercebidas, e que visam levar à reflexão sobre a passagem do tempo, a brevidade da vida e a necessidade da contemplação. O que permanece após a passagem dos anos, das marcas deixadas e das histórias construídas? Qual a relação do homem com o espaço que habita?”


Sobre a fotógrafa

Realizou exposições fotográficas no Museu Regional de São João del-Rei, Centro Cultural Sesi Minas Yves Alves, no Centro Cultural Sesi Minas Ouro Preto, e no Centro Cultural UFMG. Foi uma das trinta participantes do “Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital”, que aconteceu em São Paulo (SP) entre os dias 12 e 13 de outubro de 2019. Possui trabalhos fotográficos publicados nas revistas “Mais Saúde & Bem Estar” e “Mais Vertentes”; e no livro “Estórias por trás da história são-joanense”, do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (2020). É uma das idealizadoras do “Estria Foto Coletivo", formado em São João del-Rei no início de 2020, com objetivo de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por fotógrafas. Atualmente desenvolve os trabalhos fotográficos “Cidade Refletida”, e “Poéticas do Efêmero”.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Thais, acesse seu Instagram.