sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Fotografia e Percepção Ambiental

outubro 02, 2020 | por Thais Andressa




Um olhar sensível para as questões socioambientais, o olhar sensível para si mesmo e para o outro, o despertar de uma consciência coletiva de que todo ser vivo importa e podemos viver em cooperação e harmonia. O trabalho de Natália Vieira é contemplativo e poético, e nos faz repensar nossa relação com a natureza. Natural de Batatais/SP, graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia, fotógrafa e mãe, Natália trabalha com projetos de Educação Ambiental desde 2008. Em um período em que o Brasil sofre com constantes queimadas, que devastam a fauna e a flora, precisamos urgentemente lutar pela preservação e pela valorização de nosso ecossistema.

Natália acredita na fotografia como expressão artística, e no potencial da arte como ferramenta de sensibilização para variados temas, inclusive para questões socioambientais: “Assim como outras expressões, a fotografia tem potencial de despertar reflexões, de provocar sentimentos, de propiciar um olhar crítico. Tenho usado a fotografia como ferramenta de Educação Ambiental há alguns anos, depois de pesquisar sobre o assunto para o trabalho de conclusão de curso da minha pós-graduação em fotografia, e os resultados são surpreendentes”, declara.



O Curso

No curso online “Fotografia e Percepção Ambiental”, ministrado por Natália, o aluno tem contato com conhecimentos técnicos, para dominar o equipamento e ter ferramentas suficientes para desenvolver sua linguagem visual. “No meu curso eu trabalho ainda com uma abordagem que perpassa os conhecimentos técnicos e teóricos da fotografia e chega até exercícios de autoconhecimento, que julgo essenciais para qualquer artista se expressar de forma mais eficiente e construtiva”.

Apaixonada pela carreira que decidiu trilhar, Natália expressa que encontrou na fotografia uma forma de se encantar ainda mais com a vida, de espalhar bons sentimentos e de ensinar sobre tudo aquilo que mais aprecia: a união entre natureza e arte. “Vejo hoje no meu trabalho com Fotografia e Percepção Ambiental uma missão de vida, a junção de tudo que acredito ser essencial na transição para uma sociedade mais sustentável”, conclui. Para conhecer o curso e obter mais informações acesse o link.

Concursos e exposições

Natália foi ganhadora de um concurso de Fotografia de Aves de São Carlos (SP), e também foi premiada em um concurso Internacional com tema "Refúgio", no qual, a foto vencedora foi exposta em galerias de arte em Londres, Budapeste e Lisboa. Realizou exposições com temáticas: Flores, Aves da Mata Atlântica e Cerrado; e sobre Fotografia Contemplativa de Natureza (Singelo Elo). Atualmente tem um projeto socioambiental que ajuda catadores de reciclagem (Ecomitos), e é embaixadora da ONG Pimp my Carroça e app Cataki (também em prol do catadores de reciclagem de todo o Brasil). Trabalha com consultoria em Consumo Consciente e ministra cursos presenciais e on-line de Fotografia e Percepção Ambiental. Confira um pouco mais sobre o trabalho de Natália no Instagram.