quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O trabalho da fotógrafa são-joanense Jéssica Carvalho

outubro 14, 2020 | por Thais Andressa

Fotógrafa por amor e profissão. Na cidade histórica de São João del-Rei/MG, Jéssica Carvalho tem construindo com muita dedicação e profissionalismo sua trajetória na fotografia. Com 23 anos anos de idade, e sete anos de profissão, Jéssica é uma das referências no ramo de casamentos, 15 anos e retratos. Vamos conhecer um pouco mais sobre a jovem fotógrafa, que descobriu ainda na infância a sua paixão pela área. “Desde criança eu amava fotografar, mas não sabia que isso poderia vir a ser uma profissão. Então, meio que digo que eu não descobri a paixão, foi acontecendo. E hoje, a fotografia é quem me ajuda a me descobrir mais”.



A sua caminhada profissional começou aos 17 anos. Jéssica conta como foi a experiência inicial: “Eu não podia pagar cursos, e demorei muito a ter minha primeira câmera. Então, a forma que encontrei para aprender, foi mandando mensagens para fotógrafos da minha cidade e pedindo para que me deixassem trabalhar com eles, 'mesmo que de graça'. Em meio a muitos nãos, foi me dada a oportunidade de começar com um fotógrafo local. Eu aprendi muito, tive muitas experiências legais, e outras não tão legais, mas com o tempo tive mais segurança para seguir sozinha.”

Sair da casa dos pais, morar sozinha e lutar pelos seus sonhos. Jéssica conta que uma vez ouviu de uma cliente psicóloga a seguinte frase: "A sua profissão é muito bonita, porque vocês fotógrafos trabalham com a felicidade das pessoas!" Para a fotógrafa, trabalhar com a felicidade das pessoas é algo muito delicado e doce. “A fotografia não é somente minha profissão. Ela é meu estilo de vida e faz parte de quem eu sou. Eu não desvinculo. Aliás, ela é a grande responsável pela minha construção como mulher. Ter começado tão nova, me trouxe consequências que foram essenciais, tanto para meu crescimento pessoal, quanto profissional.”



Referências são fundamentais para a construção de trabalhos, e Jéssica apresenta uma bagagem diversa, se inspirando desde o Cinema à Poesia. “Eu me inspiro muito em filmes como o Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Capitão Fantástico; na poeta portuguesa Florbela Espanca (1894-1930); na fotógrafa Caroline Cerutti, e também no universo musical. A música é muito presente no meu dia a dia”, enfatiza. Para Jéssica, características fundamentais para o exercício fotográfico são a delicadeza e a sensibilidade. “Contar a história de uma pessoa através das imagens não é algo muito fácil. Mas se você se abrir e ficar atento aos detalhes, tudo flui de forma natural. Jéssica é também uma das integrantes do Estria Fotocoletivo, formado em São João del-Rei (MG), em janeiro de 2020, e que visa fortalecer o trabalho de fotógrafas locais. Conheça um pouco mais do trabalho da artista em seu Instagram