Com o olhar focado na natureza, o fotógrafo paulistano Mario Barila busca transformar seu meio de expressão em ativismo: através de suas imagens, ele desenvolve e realiza projetos ambientais e sociais com destaque para o reflorestamento, vital em algumas áreas. Idealizado e coordenado pelo fotógrafo, o Projeto Água Vida doa mudas e executa o plantio de espécies nativas da flora dos locais que visita fotografando. A iniciativa já foi realizada em vários pontos do país, como em Brumadinho, após o trágico rompimento da barragem, na Ilha do Mel, como resposta a grave ameaça de desmatamento que a região enfrenta e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Com imagens que retratam a intensidade das cores e da beleza que insiste, mesmo em meio ao dramático cotidiano que o país enfrenta, histórias reais permeadas de problemas, mas também de força e sensibilidade compõem o Água Vida: atendendo trabalhadores do mar aflitos com o derramamento de óleo no nordeste, projeto apoiou os pescadores do Rio Vermelho e as marisqueiras da região da Ribeira em Salvador doando equipamentos necessários. No Piauí, nas Serras da Capivara e das Confusões, doou equipamentos de combate a incêndios e computadores para duas escolas locais, beneficiando a qualidade do ensino de centenas de crianças.
O Projeto Água Vida impulsiona Mário a viajar pelo país, no Pará fez uma doação de mil árvores para a recuperação de uma área degradada no Parque Estadual do Utinga, Unidade de Conservação localizada em Belém. Atualmente o fotógrafo empreende viagens nos estados da região sul, documentando áreas que ainda apresentam ocorrências de araucárias, com o objetivo de chamar atenção para a preservação de um conjunto de flora e fauna em risco de extinção: a árvore é fonte de alimento da gralha-azul, a ave coleta os pinhões que são suas sementes e os enterra espalhados para comê-los depois, mas como não lembra da localização de todos, alguns acabam germinando.
As ações do projeto são financiadas através da venda das fotografias realizadas dos lugares visitados. Os interessados em ajudar e participar dessa iniciativa podem entrar em contato com o fotógrafo através de seu site: mariobarila.com.br.