quinta-feira, 11 de março de 2021

Fotógrafa de guerra ganha cinebiografia

março 11, 2021 | por Adriana Vianna

“Eu poderia ter ficado fora de problemas a maior parte da minha vida, mas sempre fui atraída pelas pessoas que sofrem em situações difíceis”

Antje Traue interpreta Anja Niedringhaus em filme biográfico | Foto: Ishka Michocka

Anja Niedringhaus, nascida em 1965, foi uma precoce fotojornalista alemã que ficou reconhecida por seu trabalho em áreas de conflito. Ela começou a fotografar aos 17 anos de idade e aos 40 ganhou o Prêmio Pulitzer de 2005 pela cobertura da Guerra no Iraque, sendo a única mulher premiada em um grupo de 11 fotógrafos. No mesmo ano, ganhou o prêmio Coragem em Jornalismo pela International Women's Media Foundation - IWMF. Anja trabalhou mais de duas décadas como fotógrafa, primeiro para a agência European Pressphoto - eternizando a queda do Muro de Berlim - e depois para AP. Cobriu, entre outros, os conflitos da antiga Iugoslávia, Afeganistão, Iraque e Líbia. Foi uma das poucas repórteres fotográficas que presenciaram ao vivo a batalha na cidade iraquiana de Fallujah, a maior e mais sangrento combate da Guerra no Iraque. Em 2014, infelizmente, aos 49 anos de idade, morreu em um ataque no Afeganistão.

Paquistão, 2012 | Foto: Anja Niedringhaus

[Nos conflitos que cobri] sempre encontrei pessoas que ainda podiam rir. Simplesmente, porque sobreviviam por mais um dia”, disse ela numa entrevista, em 2005, ao semanário Der Spielgel.

Talvez isso justifique o fato de Anja estar sempre, ou quase sempre, sorrindo em seus retratos. Ela também dizia que a máquina fotográfica lhe servia de proteção diante de cenas tão duras que estava para fotografar. Mas Anja não fotografava apenas tragédias, também se especializou em eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e  torneios de tênis como o de Wimbledon.

Anja Niedringhaus | Time

Fazer uma síntese de sua vida e obra é o desafio da equipe da ZDF, que está rodando a gravação de um filme na cidade de Halle an dre Saale. Com o título provisório “Die Bilderkriegerin”, será dedicado a contar a história de uma verdadeira heroína. Yury Winterberg traz no roteiro o perfil da “guerreira da imagem”, interpretada pela atriz Antje Traue, sob a direção de Roman Kuhn.

“Die Bilderkriegerin” é uma coprodução da ZDF com a Ziegler Film e a Avanga Filmproduktion, com apoio do German Film Fund e do Central German Media Fund. Os produtores são Hartmut Köhler e Tina Illgen. O editor é Stefan Brauburger e Carl-Ludwig Paeschke, o Prof. Peter Arens está no comando. A data de lançamento ainda não foi fixada.