quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Por trás da imagem: protestando contra a Guerra do Vietnã com uma flor

novembro 25, 2021 | por Resumo Fotográfico

Marc Riboud registrou a famosa imagem que se tornaria emblemática do movimento anti-guerra do Vietnã


Uma jovem, Jan Rose Kasmir, enfrenta a Guarda Nacional Americana fora do Pentágono durante a marcha contra a Guerra do Vietnã de 1967. Washington, DC, EUA, 1967 | Marc Riboud / Magnum Photos

Em 21 de outubro de 1967, quase 100.000 pessoas marcharam em Washington para manifestar pacificamente em torno dos edifícios do Pentágono em protesto contra a guerra no Vietnã. Em seguida, um fotógrafo da Magnum, Marc Riboud, documentou os procedimentos. A última imagem que ele capturou foi a de Jan Rose Kasmir, de 17 anos, enquanto ela segurava uma flor de crisântemo diante de uma fileira de soldados da Guarda Nacional empunhando baionetas.

Kasmir não tinha conhecimento da fotografia que estava sendo tirada na época, mas a imagem passou a representar a bravura e o poder do protesto pacífico. Em declarações ao jornal The Guardian, em 2015, Jan Rose Kasmir disse: “Foi só quando vi o impacto desta fotografia que percebi que não era apenas uma loucura momentânea - eu estava defendendo algo importante.”


Marcha contra a Guerra do Vietnã em torno do Pentágono. Arlington, Virgínia, EUA. 1967 | Marc Riboud / Magnum Photos

Marc Riboud fez várias viagens ao Vietnã na década de 1960, vendo com os próprios olhos a guerra que tinha ouvido falar e debater na imprensa. “Foi difícil não sentir simpatia pelos vietnamitas que resistiram tão bravamente ao bombardeio implacável”, disse ele, “e a simpatia ajuda a compreender um país, para uma pessoa, melhor do que indiferença ou 'objetividade' (que é uma noção espúria em qualquer caso). ”

Seu trabalho cobrindo os protestos do Pentágono foi uma continuação dessa linha de interesse. Algumas outras fotos, tiradas no mesmo dia, mostram o que os manifestantes devem ter visto quando se deparam com uma fileira de baionetas e dão uma ideia da escala do evento.


Uma jovem, Jan Rose Kasmir, enfrenta a Guarda Nacional Americana fora do Pentágono durante a marcha contra a Guerra do Vietnã de 1967. Washington, DC, EUA, 1967 | Marc Riboud / Magnum Photos

Riboud relembrou o evento em um ensaio sobre sua carreira, publicado em 1989:
“Um dia, em outubro de 1967, me vi em Washington, arrastado pelo turbilhão de uma causa na época simples e direta. Uma vasta multidão em êxtase marchava pela paz no Vietnã enquanto o sol de um verão indiano inundava as ruas da cidade. Centenas de milhares de rapazes e moças, tanto negros quanto brancos, estavam desafiadoramente se aproximando do Pentágono, a cidadela do exército mais poderoso do mundo e por um dia a juventude da América presenteou a América com um rosto bonito. Eu estava tirando fotos como um louco, ficando sem filme ao cair da noite. A última foto foi a melhor. Em meu visor estava o símbolo daquela juventude americana: uma flor colocada diante de uma fileira de baionetas. O poder da América naquele dia, apresentou a América com uma cara triste.”