sábado, 26 de março de 2022

Conheça os diretores de fotografia indicados ao Oscar 2022

março 26, 2022 | por Cid Costa Neto

Neste domingo (27), acontece a 94ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Conheça os indicados ao prêmio de Melhor Fotografia:

Bastidores das filmagens de “Ataque dos Cães”

Ari Wegner

A diretora de fotografia australiana Ari Wegner é reconhecida pelo trabalho realizado no filme “Lady Macbeth”, dirigido por William Oldroyd, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Fotografia do British Independent Film Awards, em 2017. Ela concorre ao Oscar por “Ataque dos Cães”, produção da Netflix dirigida por Jane Campion.

Cena do filme “Ataque dos Cães”

Bruno Delbonnel

Indicado por “A Tragédia de Macbeth”, produção da Apple TV com direção de Joel Coen, Bruno Delbonnel já recebeu cinco indicações anteriores, por “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “Eterno Amor”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, “Inside Llewyn Davis” e “O Destino de Uma Nação”. Foi indicado também a quatro ASC Awards, vencendo por “Eterno Amor”.

Cena do filme “A Tragédia de Macbeth”

Dan Laustsen

Dan Laustsen é um diretor de fotografia dinamarquês, reconhecido por seus trabalhos em parceria com o premiado diretor mexicano Guillermo del Toro. Essa parceria rendeu a Laustsen duas indicações ao Oscar de Melhor Fotografia: em 2018, por seu trabalho no filme “A Forma da Água”, e agora, em 2022, por “O Beco do Pesadelo”.

Cena do filme “O Beco do Pesadelo”

Greig Fraser

O diretor de fotografia australiano Greig Fraser concorre por seu trabalho em “Duna”, adaptação cinematográfica do romance de ficção científica do escritor americano Frank Herbert, dirigida por Denis Villeneuve. No último domingo (20), Fraser ganhou o ASC Awards, premiação concedida pela American Society of Cinematographers.

Cena do filme “Duna”

Janusz Kaminski

Indicado por “Amor, Sublime Amor”, Janusz Kaminski é um diretor de fotografia polonês reconhecido por sua longa parceria com o diretor Steven Spielberg desde “A Lista de Schindler”, filme que rendeu seu primeiro Oscar. A segunda premiação da Academia veio com “O Resgate do Soldado Ryan”, também dirigido por Spielberg.

Cena do filme “Amor, Sublime Amor”