quarta-feira, 1 de junho de 2022

Técnica Fotográfica: Longa Exposição

junho 01, 2022 | por Antonio Marin Jr

A técnica de longa exposição talvez seja a que proporciona os efeitos mais bonitos na fotografia. Ela pode ser aplicada praticamente em todos os lugres sem muita complicação. Basta que tenhamos algum tipo de movimento para proporcionar os efeitos desejados. Pode ser usada também em motivos parados, mas nesse caso para proporcionar melhor nitidez caso seja necessário devido a iluminação.

Abertura f/11 - Tempo exposição 15 seg - ISO 100 - Tripé - Disparador automático em 2 seg

Vamos às dicas e alguns tipos:

Longa Exposição

É uma técnica em que o obturador fica aberto por um determinado tempo causando um efeito de risco, ou rastro, nas luzes ou nuvens em movimento, ou aquele efeito véu de noiva nas cachoeiras. Pode também fazer lindas fotos com os movimentos das ondas do mar.

Para esse tipo de foto é necessário que a câmera esteja completamente imóvel, sendo necessário um tripé ou apoia-la em algum lugar. Se for de dia, ou com muita claridade, é necessário um filtro de densidade neutra, ou ND, ou regular a abertura do diafragma para o menor possível até conseguir um tempo razoável para longa exposição.

Outro fator importante é usar o controle remoto para acionar o botão de disparo ou colocar no modo automático de disparo para não usar o dedo e causar algum movimento indesejado. Fotografe em arquivo raw para ter mais possibilidades na edição caso a imagem saia muito clara ou muito escura e também corrigir alguma aberração nas cores.

Procure usar uma abertura entre f/8 e f/11 para provocar aquele efeito de estrela nas luzes fixas. É possível fazer esse tipo de foto em qualquer câmera, inclusive celulares.

Resumo:
  1. Câmera no modo manual;
  2. Tripé ou apoiar a câmera em algum lugar;
  3. Programar a exposição de acordo com o local e motivo. ISO e abertura para chegar a um tempo de exposição desejado;
  4. Abertura entre f/8 e f/16 para provocar um efeito de estrela nas luzes paradas. Desse modo evitamos luzes muito "estouradas".
  5. Programe para disparo automático. Se o tripé não não for muito firme opte por um tempo de disparo automático de 10 seg para dar estabilidade no equipamento.

Nada melhor que apresentar algumas fotos com essa técnica e explicar como foram feitas para ser o mais didático possível.

Antes vamos apresentar os filtros de densidade neutra, ND. Servem para "escurecer" a imagem quando em altas luzes fazendo com que seja necessário diminuirmos a velocidade do obturador, mantendo o ISO baixo, até chegarmos na velocidade desejada.

Pode ser um kit com várias densidades (1), de densidade variável (2) ou tipo cokin que é colocado em frente a lente.
     
   
                     (1)                                               (2)                                                 (3)


Tipos de Longa Exposição

NOTURNAS COM LUZES DE VEÍCULOS
                  

Abertura f/8 - Tempo Exposição 6s - ISO 125 - Disparo automático em 2s
Câmera apoiada no corrimão do viaduto. Nesse caso sempre enrolar a alça da câmera no braço ou mão para evitar acidentes.


Abertura f/16 - Tempo exposição 5s - ISO 100 - Disparo automático em 2s Câmera apoiada no corrimão do viaduto. Nesse caso sempre enrolar a alça da câmera no braço ou mão para evitar acidentes.

Abertura f/9 - Tempo exposição 10s - ISO 100 - Disparo automático em 10seg - Tripé


CACHOEIRAS - EFEITO VÉU DE NOIVA

O efeito causado pela longa exposição em cachoeiras é chamado de véu de noiva. Nesse caso usei abertura f/8 - ISO 80 e velocidade de 1/8s. A velocidade um pouco acima do normal, mas como as águas descem em alta velocidade foi possível causar o efeito sem desfocar muito o resto da paisagem. Câmera apoiada em um corrimão.


NUVENS
 
Neste caso é necessário exposições bem longas porque as nuvens normalmente passam devagar.

Abertura f/10 - Tempo exposição 30 seg (em câmeras que possuam o modo bulb pode-se utilizar bem mais que isso) - ISO 100 - Tripé - Disparador automático em 2 seg


RAIOS

Este caso é mais complicado mas não pela técnica, mas sim pela dificuldade em conseguir fotografá-los já que não sabemos exatamente onde irão cair. Mas, a melhor maneira é usar tempo de exposição bem longo e disparos contínuos na direção em que estão caindo com maior frequência. Em algum momento irá acertar um ou mais. No meu caso consegui alguns devido a uma forte tempestade e da sacada do meu apartamento. Tomar cuidado em não tocar no tripé, na câmera e também com o vento, isso pode mexer a câmera e por tudo a perder.

Abertura f/4.5 - Tempo de exposição 10seg (tempo pequeno mas foram vários disparos) - ISO 100 - Tripé - Canon EOS T3i

       Abertura f/4.5 - Tempo de exposição 10seg (tempo pequeno mas foram vários disparos) - ISO 100                                                                Tripé - Canon EOS T3i

Espero que tenha explicado com clareza essa técnica. Agora basta usar a imaginação e criatividade para fazerem lindas fotos.