sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Fotógrafo registra o deserto gelado da Antártida e seus belos tons de azul

dezembro 16, 2022 | por Resumo Fotográfico



Da Islândia à Groenlândia, o fotógrafo de paisagens Jan Erik Waider é versado em capturar locais com neve fora dos roteiros mais conhecidos. Em sua série “A Faint Resemblance”, ele viaja para a parte mais ao sul do nosso planeta para trazer representações menos vistas do deserto solitário da Antártida. Estas fotografias em tons de azul destacam a extrema beleza desta região polar.

Waider visitou a Antártida no final de 2019 através do navio Bark Europa. Ao chegar ao continente, ficou imediatamente impressionado com a luz e as texturas dos inúmeros icebergs flutuando nas águas azuis escuras. “Os icebergs revelam sua jornada e incontáveis rotações em suas estruturas e formas: de lisos e polidos a angulares e ásperos”, disse Waider ao site My Modern Met. “Fiquei particularmente fascinado com as variações infinitas da cor azul que se revela no gelo dos glaciares e também nas águas circundantes. Principalmente em dias nublados, o azul parece particularmente intenso, como se brilhasse por dentro.”

Nessas fotos, Waider destaca as diversas aparências desses enormes icebergs. Ao mesmo tempo, ele capta a atmosfera tempestuosa em que o céu nublado se mistura ao oceano, dificultando a visão do horizonte. “Mesmo depois de dois anos afastados, ainda não sei bem o que realmente aconteceu ali: foi sem dúvida uma das experiências mais surreais e belas da minha vida, ainda que muito desgastante a vários níveis”, afirma.

“A Antártida é um lugar para o qual você tem que trabalhar e onde você não pode simplesmente sentar em um avião comum que leva você até lá com conforto. A viagem com o veleiro Bark Europa foi definitivamente a escolha certa para também ter um gostinho de como devem ter se sentido os exploradores, em busca do continente branco ou do fim do mundo.”




















Para conhecer mais o trabalho de Jan Erik Waider, acesse seu site, Facebook, Instagram ou Behance.