
O resultado do Travel Photographer of the Year 2022, concurso de fotografia de viagem, foi anunciado recentemente. O fotógrafo esloveno Matjaz Krivic foi nomeado o grande vencedor com o registro de um rinoceronte-branco descansando sob o sol quente da tarde com seu amigo e zelador Zachary Mutai, na reserva Ol Pejeta Conservancy, no Quênia. As fotografias de Krivic foram selecionadas entre quase 20.000 inscrições de diversas partes do mundo.
“Sinto-me honrado em ter meu trabalho reconhecido pelos jurados do concurso 'Travel Photographer of the Year'. Esta competição é especial para mim, pois a acompanho desde o seu início (2003), quando recebi o Judge’s Favourite Award. Agora, 20 anos depois, recebi seu maior prêmio, o que me deixa muito orgulhoso e significa muito para mim. Viagens e fotografia têm sido minha paixão e uma grande parte da minha vida desde que me lembro e este prêmio me inspira a continuar minha jornada.”
O rinoceronte-branco do norte está praticamente extinto. Os dois últimos machos morreram há vários anos. Duas fêmeas ainda estão vivas, mas são muito fracas para ter filhos. Em um laboratório italiano, seus óvulos agora são fertilizados artificialmente por esperma dos machos tardios e mantidos congelados, na esperança de que rinocerontes substitutos de outra subespécie possam salvar o branco do norte.
Fotos: Matjaz Krivic

