quinta-feira, 14 de março de 2024

Sony World Photography Awards 2024

março 14, 2024 | por Resumo Fotográfico

As principais fotografias premiadas no concurso Sony World Photography Awards 2024 foram anunciadas. Veja algumas das imagens vencedoras e selecionadas em suas 10 categorias: Architecture, Creative, Landscape, Lifestyle, Motion, Natural World & Wildlife, Object, Portraiture, Street Photography, e Travel.


“Caiman Crunch” de Ian Ford, vencedor na categoria Natural World & Wildlife. “Havíamos nos despedido de nossa pousada no Rio São Lourenço, marcando o fim de nossa aventura no Pantanal, mas na saída ouvimos que uma onça havia sido avistada a cerca de 30 minutos dali. Corremos para o local e encontramos uma elegante onça-pintada perseguindo sua presa. Nosso barco – e minha câmera – estava perfeitamente posicionado enquanto ela atacava um jacaré desavisado.”


“FDU Elevates” de Ron Ratner, finalista na categoria Motion. “O time masculino de basquete Fairleigh Dickinson Knights completa seu aquecimento pré-jogo com uma enterrada sincronizada, antes do jogo em casa em Hackensack, Nova Jersey.”


“Moonrise Sprites over Storr” de Liam Man, vencedor na categoria Landscape. “Enquanto o nascer da lua brilha no horizonte, as luzes dançam acima do Velho Homem de Storr, na Escócia. Esta icônica formação rochosa foi iluminada com luzes poderosas acopladas a drones, que cortam a escuridão para revelar a paisagem gelada. Nevascas uivaram durante a maior parte da noite, deixando apenas alguns minutos para executar esta fotografia antes que a lua ficasse muito brilhante.”


“End of the Night Kiss” de  Kathryn Mussallem, finalista na categoria Street Photography. “Todo mundo adora a Fleet Week na cidade de Nova York. Todas as noites da semana, as senhoras vêm à cidade para dançar a noite toda com os marinheiros visitantes, mas os marinheiros têm de sair antes da meia-noite para regressar aos seus navios, pois a sua 'liberdade de Cinderela' chega ao fim. Esta senhora se divertiu muito e deu boa noite ao seu herói visitante.”


“Airborne” de Thusitha Jayasundara, finalista na categoria Motion. “Eu tirei essa em Hikkaduwa, no Sri Lanka. Estava um pôr do sol fantástico e muita gente surfando, então peguei minha câmera e fui fotografar a ação. Eu rastreei esse garoto enquanto ele mostrava suas habilidades e capturava esse momento.”


“Mother Love” de Thien Nguyen Ngoc, finalista na categoria Natural World & Wildlife. “Uma cena rara de um filhote de cachalote amamentando sua mãe no Oceano Índico. O bezerro empurra a mandíbula inferior para dentro da cavidade do mamilo e a mãe esguicha leite na boca do bebê debaixo d'água. Como as baleias jovens não conseguem respirar e mamar ao mesmo tempo, estes eventos de alimentação são normalmente bastante curtos.”


“Bumblebee” de Francis Principe-Gillespie, finalista na categoria Natural World & Wildlife. “Um retrato em close de uma abelha. Isto mostra parte do lado direito do rosto da abelha com o olho e a antena claramente visíveis.”


“The Morning Light” de Deepbrata Dutta, finalista na categoria Street Photography. “Seguindo sua agenda agitada, um homem segue para seu escritório pelas ruas estreitas de Calcutá.” 


“Baseball in Bhutan” de Matthew DeSantis, finalista na categoria Travel. “Nas montanhas do Himalaia, num dos países mais remotos do mundo, o Butão, uma bola de beisebol levanta voo. O beisebol está rapidamente se tornando um dos esportes mais populares do país.”


“Between Calm and Catastrophe” de Yan Li, vencedor na categoria Travel. “No Lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia, uma tranquila aldeia flutuante contrasta fortemente com o incêndio florestal que se aproxima, um testemunho dramático da dupla disposição da natureza.”


“Torch War” de Herman Morrison, finalista na categoria Motion. “Obor-oboran, ou 'guerra da tocha', é uma cerimônia tradicional realizada pelo povo da regência de Jepara, na Indonésia, especialmente aqueles da aldeia de Tegalsambi, no distrito de Tahunan.”


“Capybara in the Amazon” de Sergio Attanasio, finalista na categoria Lifestyle. “Uma capivara visita uma casa em San Antonio, na floresta amazônica, Peru.”


“Mountaineering Nuns” de Paul Robertson, finalista na categoria Lifestyle. “Um convento de freiras caminhando na montanha em Pic d'Orhy, nos Pirenéus.”


“Musketeers” de Chris Schmid, finalista na categoria Natural World & Wildlife. “Um retrato em close de três bois almiscarados machos capturados durante uma tempestade de neve. O boi almiscarado é perfeitamente adaptado a ambientes frios e é coberto por uma camada de qiviut – uma lã tão quente quanto a caxemira – e uma pelagem escura com cerca de 50 cm de comprimento.”


“Break the Limit” de Jelly Febrian, finalista na categoria Motion. “Crianças brincando no porto de Sunda Kelapa, Norte de Jacarta, Indonésia.”


“Zenande, Sinawe, Zinathi, and Buhle at Sea Point Pavilion, Cape Town”, foto de Michelle Sank, vencedora na categoria Portraiture. “Esta imagem faz parte da minha série contínua 'Ballade', que é uma homenagem poética à minha terra natal. Minhas lembranças mais fortes são do Sea Point Promenade e da piscina do Pavilion, embora devido ao apartheid fosse apenas para a privilegiada população branca. Ao regressar em 2023 fui novamente atraído por estes espaços onde pouco parece ter mudado em termos de estrutura e lazer, mas que agora celebram a diversidade cultural e social.”


“Spire” de Marcin Zajac, finalista na categoria Landscape. “Uma estranha torre se projeta na paisagem árida de Utah Badlands, banhada pela luz dourada do sol poente. Com 25 metros de altura, sua aparência sobrenatural lembra mais um filme de ‘Guerra nas Estrelas’ do que qualquer coisa que você esperaria ver na Terra.”


“The Turning White Horse” de Sarah Wouters, finalista na categoria Motion. “Durante uma viagem à Capadócia, na Turquia, fui ao vale de Göreme de manhã cedo para fotografar os balões de ar quente decolando perto dos estábulos. Os cavalos corriam, o que me permitiu capturar esta imagem.”


“Tossing the Guns” de Wasiri Gajaman, finalista na categoria Travel. “Uma exibição militar no festival anual do deserto em Jaisalmer, Rajastão, Índia.”


“Otters at Play” de Jonathan McSwain, finalista na categoria Natural World & Wildlife. “Duas lontras brincando juntas logo abaixo da superfície da água. A fotografia foi tirada durante a hora dourada, quando o sol se punha atrás do recinto das lontras no Zoológico de Caldwell, em Tyler, Texas.”


“Perfect Moment” de Cziráki Orsolya Boglárka, finalista na categoria Travel. “Um dos momentos perfeitos da minha viagem à Jordânia.”