quinta-feira, 4 de abril de 2024

“Vida Que Segue” de Maneco Magnesio

abril 04, 2024 | por Resumo Fotográfico

Em “Vida Que Segue” o fotógrafo Maneco Magnesio, manauense radicado em São Paulo, registra o cotidiano nas ruas do Brasil e do mundo após a pandemia de covid, entre 2020 e 22.
A COVID parou o mundo, a gente fala, sem pensar muito. Mas o mundo não parou. Para cada trabalhador que deixou o escritório e passou a fazer home office, centenas continuaram saindo às ruas para ganhar o sustento, para ajudar parentes, amigos e desconhecidos, para respirar, para não pirar. A vida seguiu. A vida segue.

Mesmo quando tudo parou, a vida continuou, o ser humano deixou o conforto do lar (ou seguiu sem um). Correndo risco de vida, sem entender completamente o que estava acontecendo. Quem, dessas pessoas que Maneco viu passar, ainda está sobre a Terra? Quais sobreviveram à pandemia, quais vivem somente em fotografias e memórias? É vida que segue. Segue na ausência, segue na presença.

Nesta coleção de fotografias de rua, Maneco documenta humanos em meio a um evento global. Um planeta unido pelo medo e pela confusão. Em cada máscara e em cada conversa distante, e no cansaço de cada olhar. Seja em São Paulo ou Salvador, ele joga sua luz única sobre um dia-a-dia que toma ares surreais, pautado por protocolos de segurança, e torna lírica a realidade de quem saiu às ruas durante esse momento que persiste. É vida que segue.





















Sobre o fotógrafo

Maneco Magnesio Guimarães, nascido em Manaus em 1974, reside e trabalha em São Paulo (SP) desde 2003. É fotógrafo, curador e professor. Arte-educador de formação (UFBA), desenvolve trabalho autoral em fotografia de rua e urbana desde 2018. Atua coordenando oficinas de fotografia, mentoria para fotógrafos iniciantes e cursos livres de fotografia. Seus projetos fotográficos buscam a poética das ruas e seus personagens como foco principal. Pratica diariamente a Fotografia de Rua. Já fotografou as ruas de São Paulo (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Dublin, (Irlanda), Lisboa (Portugal), entre outras.

Participou de mostras individuais em São Paulo. Entre 2022 e 2023 fez quatro montagens de sua mostra individual “Vida Que Segue” em três cidades no estado de São Paulo. Foi pré-selecionado no festival Paraty em Foco nos anos de 2019, 2020 e 2023. Recebeu Medalha e Bronze e Menções Honrosas no Paris Street Photography Awards - PISPA nos anos de 2019, 2020, 2022 e 2023.

Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse: www.fotos.magnesio.com.br