Mostrando postagens com marcador Cid Costa Neto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cid Costa Neto. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Fotógrafo perde equipamentos e arquivos de 25 anos em incêndio

agosto 11, 2021 | por Cid Costa Neto



Na última segunda-feira (9), o fotógrafo eslovaco Martin Machaj publicou em seu Instagram o resultado de um trágico incêndio que aconteceu em seu apartamento. O fogo consumiu seu estúdio e todo equipamento fotográfico, câmeras de médio formato, lentes, computadores e discos rígidos com arquivos de 25 anos de trabalho, além de seus itens pessoais.

Apesar da tragédia, ele considera que teve sorte porque ninguém ficou ferido. “É um milagre eu não ter dormido no apartamento durante o incêndio, nem eu, nem o cachorro, nem o gato, nem ninguém, talvez eu sufocasse e me queimasse”, escreve Martin. “Eu considero isso como uma sorte no infortúnio e estou ansioso pela vida, com humildade, por novos desafios.”

“Acredito na luz do fim do túnel, acredito que talvez me torne ainda mais forte e com o tempo voltarei a me levantar e manterei o desejo de criar e encontrarei novas energias para novos projetos.”

Segundo o fotógrafo, o incêndio teria começado devido a um curto-circuito, causado pelo super aquecimento de um adaptador. Martin não estimou o tamanho do prejuízo, nem deixou claro se o equipamento estava coberto por algum seguro, porém uma campanha de financiamento foi criada para ajudá-lo a se recuperar desse terrível incidente.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Resumo Fotográfico 11 anos

julho 05, 2021 | por Cid Costa Neto



Neste mês de julho, o Resumo Fotográfico está completando 11 anos. Ao longo de mais de uma década no ar, publicamos mais de 5 mil artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados a prática fotográfica e alcançamos dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais.

Para celebrar, realizaremos entre os dias 26 e 31 de julho a Semana da Fotografia Autoral, evento online que vai reunir artistas da fotografia em uma programação com lançamento de livro, seminário, leituras de portfólio, oficinas e exposição. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla.

Além desse grande evento, vamos realizar também uma série de ações promocionais através das nossas redes sociais e dos nossos parceiros: sorteios de ingressos para o seminário, brindes e até uma câmera vintage. Fique ligado e venha participar com a gente! 🙂

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Museu oferece oficina online de daguerreotipia 35mm

abril 28, 2021 | por Cid Costa Neto

Método permite realizar daguerreotipias utilizando câmera de 35mm, com baixo custo e sem a utilização de produtos químicos perigosos



O George Eastman Museum, museu mais antigo do mundo dedicado à fotografia, está oferecendo uma oficina online de daguerreotipia, antigo processo de obtenção de imagens fotográficas positivas sobre uma placa de prata sensibilizada. A aula (em inglês) será transmitida através do Google Meet, nesta sexta-feira (30). As inscrições podem ser feitas através do Tickets.com.

A atividade terá três horas de duração e vai ensinar o processo de polir, sensibilizar, disparar e processar daguerreotipias usando o método Becquerel, que não inclui o uso de vapores de mercúrio. O método permite produzir daguerreotipias minúsculas e preciosas, adequadas para exposição ou joias. Assista abaixo ao vídeo de apresentação:


George Eastman Museum

O George Eastman Museum é o museu mais antigo do mundo dedicado à fotografia e possui um dos arquivos de filmes mais antigos da história. Foi aberto ao público em 1949, na cidade de Rochester, Nova York, Estados Unidos. Em seu site é possível encontrar uma série de atividades relacionadas aos processos tradicionais de registro e revelação. Acesse: www.eastman.org.

domingo, 25 de abril de 2021

Conheça os diretores de fotografia indicados ao Oscar 2021

abril 25, 2021 | por Cid Costa Neto

Bastidores das filmagens de “Mank”

Neste domingo (25), acontece a 93ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Nesta edição, nenhum dos indicados foi premiado com o Oscar de Melhor Fotografia anteriormente. Conheça quem são eles:

Dariusz Wolski

Indicado por “News of the World”, Dariusz Wolski é um diretor de fotografia polonês, conhecido principalmente por seu trabalho na série de filmes “Piratas do Caribe”.

Cena do filme “News of the World”

Erik Messerschmidt

O cineasta americano Erik Messerschmidt concorre com “Mank”, trabalho que, no último domingo (18), rendeu o prêmio concedido pelo Sindicato dos Diretores de Fotografia dos Estados Unidos. No ano passado, ele foi indicado ao Emmy por seu trabalho na série “Mindhunter”, da Netflix.

Cena do filme “Mank”

Joshua James Richards

Indicado por “Nomadland”, Joshua James Richards é um diretor de fotografia e cenografista britânico. Pelo mesmo trabalho ele foi indicado ao ASC Award e venceu o BAFTA Awards, entre vários outros prêmios concedidos por sindicados e associações de críticos de cinema.

Cena do filme “Nomadland”

Phedon Papamichael

Concorrendo por seu trabalho em “The Trial of the Chicago 7”, o diretor de fotografia grego Phedon Papamichael é o mais experiente entre os concorrentes ao Oscar deste ano, tendo sido indicado por “Nebraska”, em 2014.

Cena do filme “The Trial of the Chicago 7”

Sean Bobbitt

Indicado por “Judas and the Black Messiah”, Sean Bobbitt é um diretor de fotografia britânico. Em 2014, foi indicado ao BAFTA, premiação concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão, por seu trabalho em “12 Anos de Escravidão”.

Cena do filme “Judas and the Black Messiah”

terça-feira, 13 de abril de 2021

O beijo de Frank Horvat

abril 13, 2021 | por Cid Costa Neto

Quai du Louvre, Paris, 1955

Frank Horvat (1928 – 2020) deixou uma marca indelével na fotografia de moda, levando-a para fora do estúdio. Seu trabalho, que exibe o olhar casual e fotojornalístico do fotógrafo, foi apresentado em revistas como Elle, Esquire e Vogue. Membro da  agência Magnum de 1959 a 1961, ele também retratou cenas cotidianas, em imagens que revelam o olhar aguçado do artista para a beleza dos momentos fugazes.

sábado, 26 de dezembro de 2020

Prêmio Foto Hera 2020: Escolha do Editor

dezembro 26, 2020 | por Cid Costa Neto

Na última semana, publicamos o resultado do Prêmio Foto Hera 2020, concurso de fotografia de casamento promovido pelo Resumo Fotográfico.

Como coordenador do concurso, tenho que manter uma posição neutra em relação às escolhas dos jurados, portanto, com o resultado já anunciado, publico aqui uma lista não ranqueada das imagens que mais me chamaram atenção ao longo do concurso:


Bruno Kriger (Nova Prata, RS)


Cristina Lopes (Teixeira de Freitas, BA)


Édipo Alves (Fazenda Rio Grande, PR)


Nayara Andrade (Santos, SP)

Ricardo Jayme (Brasília, DF)

Nayara Andrade (Santos, SP)


Heloisa Vecchio (Curitiba, PR)


IMotion Photo Studio (Parnaíba, PI)

Nayara Andrade (Santos, SP)


Guilherme Tavarez (Campinas, SP)


Ricardo Jayme (Brasília, DF)


Sidney de Almeida (Oliveira, MG)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Dia da Propaganda: Câmeras do século XX

dezembro 04, 2020 | por Cid Costa Neto

Uma coleção de anúncios impressos das principais marcas de câmeras fotográficas do mercado, publicados em jornais e revistas da época
 



O Dia Mundial da Propaganda é celebrado anualmente em 4 de dezembro. Essa data foi escolhida em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, realizado na cidade de Buenos Aires, Argentina, em 1936.

Em 1937, a data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. Mas foi a partir da década de 1970 que a celebração ganhou abrangência internacional e a data passou a ser conhecida como Dia Mundial da Propaganda.

Em homenagem a esse dia, separamos aqui alguns dos incontáveis anúncios relacionados a câmeras fotográficas que foram impressos em jornais e revistas no século passado.

Para ver mais, você pode acessar também nossa pasta no Pinterest.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Resumo Fotográfico 10 anos

julho 01, 2020 | por Cid Costa Neto


Neste mês de julho, o Resumo Fotográfico está completando 10 anos online. Durante esse período, publicamos quase 5 mil artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados a fotografia e alcançamos mais de 50 mil seguidores no Facebook e outras redes sociais. Também completamos seis anos do lançamento da nossa versão em espanhol.

Ao longo desses 10 anos, firmamos grandes parcerias e estivemos presentes apoiando diversos congressos e festivais de todo o país, como a Semana da Fotografia, o Encontro do Fotógrafo, PhotoShow, Estúdio Evolution, Wedding Brasil, Estúdio Brasil, Fotógrafos em Ouro Preto, PhotoWeek, entre muitos outros. Além disso, promovemos e apoiamos diversos cursos, oficinas, palestras, passeios e exposições, realizados por profissionais renomados e em parceria com instituições relevantes na formação de fotógrafos, como o Instituto Internacional de Fotografia.

Aproveito o momento para fazer um agradecimento especial aos colaboradores, parceiros e apoiadores que já contribuíram para o desenvolvimento do nosso conteúdo:

Aaron Johnson, Adriana França, Adriana Prado, Adrovando Claro, Alan Marques, Alex Teixeira, Alexandre Salles, Altair Hoppe, Aluizio Durço Bernardino, Americo Sperandio, Ana Gabriela, Ana Izaura Duarte, Andreia Bueno, Beatriz Moraes, Bruna Issa, Cacá Rodrigues, Carol França, Cid Costa Filho, Cris Santoro, Cris Tristão, Daise Oliveira Costa, Daniel Alteron, Daniel Marins, Eli Rocha, Felipe Ferreira, Felipe Marini, Frederico Reis, Gabriel Barrera, Gabriel de Faria, Gabriela Brina, Geraldo Neres de Souza, Gustavo Xingu, Helosa Araújo, Ianá Costa, Ingrid Mitsue, João Rocha Braga Filho, José Honório Brina, Joyce Fernanda, Juliana Foini, Júlio Costa, Karen Cunha, Leandro Neves, Lígia Maciel, Ligia Ribeiro, Lucas Godoy, Luis Henrique Mattos, Marco Costa, Maria Luiza Silva, Matheus Mourão, Milena Muñoz, Natália Nunes, Nizar Escandar, Oneia E. Santo, Pedro Nicoli, Pedro Sales, Rafael Siqueira Bonvenuto, Ricardo dos Santos Gonçalves, Rodrigo Jordy, Roberta Clarissa Leite, Rogério Limas, Ruca Souza, Tatiane Maria, Thalita Monte Santo, Walace Veltri Alves, Wendley Souza.


segunda-feira, 13 de abril de 2020

O beijo de Gala e Salvador Dalí

abril 13, 2020 | por Cid Costa Neto


Gala Éluard Dalí, mais conhecida simplesmente como Gala, foi esposa do pintor Salvador Dalí e uma inspiração para o artista espanhol. O fotógrafo Man Ray eternizou a paixão entre eles.

Oriunda de uma família de intelectuais, Gala nasceu Elena Ivanovna Diakonova, em Kazan, Império Russo, em 1894. Aos 17 anos, fugiu de casa para se casar com o poeta Paul Éluard, que conheceu na Suíça. Viveram juntos até 1929, quando visitaram um jovem pintor na Espanha, o emergente Salvador Dalí. Gala e Dalí se apaixonaram e passaram a viver juntos. Segundo o pintor surrealista, tudo o que ele produziu foi sob inspiração de Gala, sua musa.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Fotos Históricas: Tomada do Forte de Copacabana

abril 01, 2020 | por Cid Costa Neto



No dia 1 de abril de 1964, início do Golpe Militar no Brasil, o fotógrafo Evandro Teixeira registrou a Tomada do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

“Fui o único fotojornalista a entrar no local e fazer esse registro, com uma Leica M3 escondida sob minha jaqueta jeans. Um amigo capitão, contrário ao golpe, me ajudou a entrar. E, ao lado dele, presenciei a chegada de Castello Branco cercado de oficiais”, relata Evandro no Facebook.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Conheça os indicados ao Oscar 2020 de Melhor Fotografia

fevereiro 08, 2020 | por Cid Costa Neto


Neste domingo (9), acontece a 92ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Conheça um pouco sobre os indicados ao Oscar de Melhor Fotografia:

Roger Deakins

Indicado por seu trabalho no filme de guerra “1917”, Deakins é o favorito para levar a estatueta do Oscar de Melhor Fotografia deste ano. No mês passado, ele foi vencedor do ASC Awards, prêmio concedido pelo Sindicato dos Diretores de Fotografia. Essa é a 15ª indicação do cineasta ao Oscar, ele venceu em 2018 com o filme “Blade Runner 2049”.

Cena do filme “1917”

Rodrigo Prieto

Concorrendo com o filme “O Irlandês”, o diretor de fotografia mexicano Rodrigo Prieto chega a mais uma indicação ao Oscar, a terceira de sua carreira e a segunda trabalhando com o diretor Martin Scorsese. Ele foi indicado em 2017, por “Silêncio”, com o mesmo diretor, e também em 2006, por “Brokeback Mountain”, de Ang Lee.

Cena do filme “O Irlandês”

Robert Richardson

Indicado por “Era Uma Vez Em... Hollywood”, Richardson já foi premiado com o Oscar três vezes: em 1992, por “JFK - A Pergunta que não quer Calar”; em 2005, por “O Aviador”; e em 2012, por “A Invenção de Hugo Cabret”. Richardson também foi indicado em outras quatro oportunidades: em 1987 por “Platoon”; em 1990, por “Nascido em Quatro de Julho”; em 2000, por “Neve Sobre os Cedros”; e em 2013 por “Django Livre”.

Cena do filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Jarin Blaschke

Indicado por seu trabalho no filme em preto e branco “O Farol”, Blaschke é o mais novo entre os demais concorrentes, com 41 anos. Seu trabalho mais notório foi “A Bruxa” (2015).

Cena do filme “O Farol”

Lawrence Sher

Indicado por “Coringa”, o trabalho de Lawrence Sher chama a atenção pelas cores e o visual sombrio. Essa é a primeira indicação de Lawrence, que é mais conhecido por trabalhar com filmes de comédia como “Os Gatões - Uma Nova Balada”, “O Ditador” e a franquia “Se Beber, Não Case!”.

Cena do filme “Coringa”

sábado, 13 de abril de 2019

O beijo de Kit Harington e Emilia Clarke

abril 13, 2019 | por Cid Costa Neto


A série “Games of Thrones” retorna em sua última temporada neste domingo (14), trazendo a polêmica conexão entre dois dos personagens mais enigmáticos da série, Jon Snow e Daenerys. Porém, os atores que os interpretam já criavam faíscas diante das câmeras há anos atrás.

Em 2012, Kit Harington e Emilia Clarke foram fotografados por Peggy Sirota, em um ensaio para a revista Rolling Stone. “Este momento foi inesquecível”, disse a fotógrafa. “Eu pedi para eles se beijarem, eu acho que o amor estava no ar, e eu tive a sorte de estar lá.”

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

10 diretores de fotografia para seguir no Instagram

fevereiro 22, 2019 | por Cid Costa Neto

O diretor de fotografia é o técnico de cinema responsável pelo visual dos filmes. Se você gosta desse tipo de trabalho, esta é uma lista de diretores de fotografia que vale a pena seguir através do Instagram, se você está em busca de inspiração.

Andrew Dunn (@cameracinema) é um diretor de fotografia veterano da Grã-Bretanha. Ele foi responsável pelo visual de alguns dos filmes mais memoráveis ​​dos anos 90, incluindo L.A. Story, The Bodyguard, The Madness of King George, The Crucible, Ever After.

César Charlone
(@cesarcha) é um diretor de fotografia uruguaio radicado no Brasil que ficou conhecido por seus trabalhos em parceria com o diretor brasileiro Fernando Meirelles. Seu trabalho pode ser visto em filmes como “Cidade de Deus”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “O Jardineiro Fiel”.

Larry Fong (@unclewow) é um colaborador freqüente de Zach Snyder. Foi diretor de fotografia dos filmes “300”, “Watchmen” e “Batman v Superman”. Ele também estava por trás de “Super 8”, “Now You See Me” e nove episódios da série “Lost”.

Rob Hardy (@rdhardy) está na cinematografia há anos, no entanto, seu verdadeiro showcase veio com seu trabalho em “Ex Machina”. Suas imagens apresentam muitas paisagens notáveis, paisagens urbanas e outros originais.

Phedon Papamichael (@papa2) trabalhou em filmes como “Patch Adams”, “Walk the Line”, “À Procura da Felicidade” e em 2013 ganhou uma indicação ao Oscar por seu trabalho em “Nebraska”. Sua conta no Instagram apresenta de cenários a paisagens a retratos de seus filhos.

Matthew Libatique (@libatique) começou a trabalhar como diretor de fotografia em clipes musicais. Em 2011, ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Cisne Negro”. Neste ano, está concorrendo novamente por seu trabalho em “Nasce Uma Estrela”.

Ben Richardson (@benrichardson) filmou as belas paisagens de “Beasts of the Southern Wild”, assim os sucessos “A Culpa é das Estrelas” e “Drinking Buddies”. Suas imagens se concentram principalmente em paisagens, que parecem incríveis através de suas lentes.

Rodrigo Prieto (@rpstam) já filmou alguns dos filmes mais celebrados dos últimos anos, incluindo “O Lobo de Wall Street”, “8 Mile”, Babel”, “Brokeback Mountain” e “Argo”. Seu perfil apresenta uma grande variedade de imagens inspiradoras, muito parecidas com os filmes em que ele trabalhou.

Rachel Morrison (@rmorrison) tornou-se a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Mundbound”. Ela se formou na Universidade de Nova York e foi responsável pelo visual de filmes como “Fruitvale Station” e “Pantera Negra”.

Emmanuel Lubezki (@chivexp) ganhou três ​​Oscars, em 2014, 2015 e 2016, por seu trabalho em “Gravidade”, “Birdman” e “O Regresso” - os dois últimos dirigidos por Alejandro Iñárritu. Assim como em seus filmes, seu perfil reúne imagens belas que, às vezes, parecem do outro mundo.



Conheça os indicados ao Oscar 2019 de Melhor Fotografia

fevereiro 22, 2019 | por Cid Costa Neto

Cena do filme “A Favorita”

Neste domingo (24), acontece a 91ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. Conheça um pouco sobre os indicados ao Oscar de Melhor Fotografia:

Alfonso Cuarón

Indicado por “Roma”, Alfonso Cuarón é um roteirista, diretor de fotografia, editor e produtor mexicano. Em 2014 ganhou o Oscar de Melhor Diretor pelo filme “Gravidade”.

Cena do filme “Roma”

Caleb Deschanel

Indicado por “Nunca Deixe de Lembrar”, Caleb Deschanel começou sua carreira como assistente de câmera de Gordon Willis e já foi indicado seis vezes ao Oscar de Melhor Fotografia.

Cena do filme “Nunca Deixe de Lembrar”

Łukasz Żal

Indicado por “Guerra Fria”, o diretor de fotografia polonês Łukasz Żal foi o grande vencedor da 33ª edição do ASC Awards, prêmio concedido pela American Society of Cinematographers. Ele já havia sido indicado anteriormente, em 2015, por seu trabalho em “Ida”.

Cena do filme “Guerra Fria”

Matthew Libatique

Indicado por “Nasce Uma Estrela”, Matthew Libatique começou a trabalhar como diretor de fotografia em clipes musicais. Em 2011, ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em “Cisne Negro”.

Cena do filme “Nasce Uma Estrela”

Robbie Ryan

Indicado por “A Favorita”, Robbie Ryan é um diretor de fotografia irlandês, colaborador frequente dos filmes de Andrea Arnold.

Cena do filme “A Favorita”

sexta-feira, 13 de abril de 2018

O beijo de Mikhail Gorbachev e Erich Honecker

abril 13, 2018 | por Cid Costa Neto

Reuters

O líder soviético Mikhail Gorbachev abraça Erich Honecker, comunista linha-dura e secretário geral do Partido Comunista (SED), enquanto membros do SED aplaudem durante o 11º congresso do partido, em 17 de abril de 1986, em Berlim Oriental. O beijo fraternal socialista era uma forma de saudação entre os estadistas dos países comunistas. Este ato demonstrou a conexão especial que existia entre os estados socialistas. Este beijo consistiu em um abraço, combinado com uma série de três beijos em bochechas alternadas. Em casos raros, quando os dois líderes se consideravam excepcionalmente próximos, os beijos eram dados na boca e não nas bochechas.

Como símbolo de igualdade, fraternidade e solidariedade, o beijo fraternal socialista foi a expressão do entusiasmo do emergente movimento operário entre meados e finais do século XIX. Nos anos que se seguiram à Revolução de Outubro e à subsequente Internacional Comunista, uma ritualização da essência até então espontânea conseguiu uma saudação oficial entre os camaradas comunistas. O reforço simbólico do sentimento de camaradagem também obteve sucesso pelo fato de muitos comunistas e socialistas terem de fazer viagens longas, árduas e perigosas para a isolada Rússia bolchevique. Dessa forma, o tão experimentado Solidariedade internacional encontrou expressão em abraços e beijos tempestuosos.

Com a expansão do comunismo após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética não estava mais isolada como o único país comunista. O beijo fraternal socialista tornou-se uma saudação ritualizada entre os líderes dos países comunistas. A saudação também foi adotada pelos líderes socialistas do Terceiro Mundo, assim como pelos líderes de movimentos de libertação alinhados ao socialismo, como a Organização de Libertação da Palestina e o Congresso Nacional Africano.

Fonte: Rare Historical Photos

domingo, 4 de março de 2018

Conheça os indicados ao Oscar 2018 de Melhor Fotografia

março 04, 2018 | por Cid Costa Neto


Neste domingo (4), acontece a 90ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação do comediante Jimmy Kimmel. Os indicados ao Oscar deste ano foram anunciados em 23 de janeiro de 2018 e dentre eles estão os profissionais responsáveis pela cinematografia. Conheça um pouco sobre os indicados ao Oscar de Melhor Fotografia desta edição:

Bruno Delbonnel

Indicado por "O Destino de Uma Nação", o diretor de fotografia francês Bruno Delbonnel formou-se em filosofia na Universidade de Paris-Sorbonne e em cinematografia na École Supérieure d'Études Cinématographiques (ESEC), em 1978.

Delbonnel começou sua carreira como assistente na produção de comerciais nos Estados Unidos e na Inglaterra. Ele já foi indicado três vezes ao Oscar de Melhor Fotografia, por "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "Eterno Amor" e "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

Cena do filme "O Destino de Uma Nação"

Dan Laustsen

Indicado por "A Forma da Água", o diretor de fotografia dinamarquês Dan Laustsen graduou-se pela Den Danske Filmskole em 1979, é membro da Sociedade Dinamarquesa de Cinematografia e reconhecido por outros trabalhos em parceria com Guillermo del Toro, como "A Colina Escarlate" e "Mutação".

Cena do filme "A Forma da Água"

Hoyte van Hoytema

Indicado por "Dunkirk", Hoyte estudou na Escola Nacional de Cinema de Łódź, na Polônia, entre 1993 e 1997. Ele trabalhou em pequenas obras na Polônia, nos Países Baixos e na Noruega, onde acabou conhecendo o produtor Malte Forssell que o levou para a Suécia para a produção da série "Danslärarens Återkomst".

Desde então ele trabalhou em séries de televisão e filmes tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, como "Deixa Ela Entrar", "O Vencedor", "O Espião que Sabia Demais", "Ela", "Interstellar" e "007 Contra Spectre". Essa é sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Fotografia.

Cena do filme "Dunkirk"

Rachel Morrison

Rachel tornou-se a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho em "Mundbound - Lágrimas sobre o Mississipi". Ela se formou na Universidade de Nova York e foi responsável pelo visual de filmes como "Fruitvale Station: A Última Parada" e "Pantera Negra".

Antes de ser indicada ao Oscar, ela já havia sido indicada ao Emmy pelo documentário "What happened, Miss Simone", em 2016. No início deste ano, ela se tornou também a primeira mulher a ser indicada ao prêmio da American Society of Cinematographers.

Cena do filme "Mundbound - Lágrimas sobre o Mississipi"

Roger Deakins

Indicado por "Blade Runner 2049", o inglês Roger Deakins ganhou este ano o prêmio da American Society of Cinematographers. Esta é a sua 14ª indicação ao Oscar de Melhor Fotografia. Ele já concorreu por seu trabalho em filmes como "Um Sonho de Liberdade", "Fargo", "O Leitor" e "Onde os Fracos Não Têm Vez".

Cena do filme "Blade Runner 2049"

Artigo publicado originalmente no site iPhoto Channel.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

quarta-feira, 13 de abril de 2016

O fotograma de um beijo

abril 13, 2016 | por Cid Costa Neto

"The Kiss", 1922
Um fotograma é uma imagem fotográfica feita sem o auxílio de uma câmara. Durante o processo. os objetos são colocados diretamente sobre um papel fotossensível e em seguida expostos à luz. A técnica foi desenvolvida pelo artista norte-americano Man Ray.

Para criar a imagem "The Kiss", um de seus primeiros fotogramas, Man Ray teve que expor o papel pelo menos três vezes. Ele transferiu a silhueta de um par de mãos no papel fotográfico, depois repetiu o procedimento com a sua cabeça e de sua amante, Kiki de Montparnasse.

"É impossível dizer qual planos da imagem devem ser interpretados como existindo mais perto ou mais profundo no espaço A imagem é uma invenção visual. Uma imagem sem um modelo de vida real para que possamos compará-lo", observa o curador do MoMa John Szarkowski.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O beijo de John Lennon e Yoko Ono

abril 13, 2015 | por Cid Costa Neto


No Outono de 1980, o fotógrafo japonês Kishin Shinoyama passou um dia inteiro com John Lennon e Yoko Ono. Ele acompanhou o casal de músicos em uma sessão de gravação e depois durante um passeio no Central Park, em Nova Iorque.

Quando o casal se sentou em um banco do parque, o fotógrafo pediu que eles se beijassem. Esse registro virou capa do álbum 'Double Fantasy', lançado pelos dois músicos em Novembro de 1980, algumas semanas antes da morte de Lennon, assassinado no começo de Dezembro.

Em Fevereiro deste ano, a editora alemã Taschen lançou o livro 'John Lennon & Yoko Ono. Double Fantasy', que reúne centenas de imagens do casal, feitas por Shinoyama durante esse encontro, muitas delas são inéditas.