quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fotógrafo da Vez: Robert Doisneau

agosto 11, 2011 | por Helosa Araújo


Robert Doisneau, Francês, nascido no dia 14 de abril de 1912, tinha paixão por fotografar a vida social nas ruas de Paris. Seu nome chegou a ser bastante popular por conta das suas imagens bem humoradas e irônicas.

Robert Doisneau ficou conhecido pela sua modéstia. Passeava pelas mais diversas clases sociais com sua câmera na mão, mas os locais que mais marcaram suas visitas foram os cafés de Paris. Já pensou? No áuge da década de 50 (encantadora década de 50 em Paris) documentar a vida social das pessoas, muitas oprimidas pelo pós guerra e outras lutando por seu espaço no mundo. Inspirador! E Robert Doisneau fazia isso com primazia e louvor!

"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua." - Robert Doisneau.

A fotografia que mais marcou o trabalho de Robert Doisneau foi a conhecida como "Kiss By the Hotel the Ville" (Paris, 1950). A imagem que roda o mundo até hoje, marcando época e servindo como fonte de análise e estudo para outros. [Leia mais...] O beijo em meio a multidão é típico da década de 50, né? A luta pela libertade!





Robert Doisneau trabalhou para muitas revistas da época, participou de filmes, livros e conquistou muitos prêmios. Os principais foram:
  • Prêmio de Balzac em 1986 (Honoré de Balzac)
  • O Grand Prix Nacional de La Photographie em 1983
  • O Prêmio Niépce em 1956
  • Prêmio Kodak de 1947
 
Fontes:
  1. Robert Doisneau. Artcyclopedia
  2. Robert Doisneau. Staley Wise Gallery