domingo, 9 de outubro de 2011

100 Strangers

outubro 09, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Al Fed / Flickr
Enquanto lia "Going Candid", ebook sobre fotografia de rua do fotógrafo suiço Thomas Leuthard, fiquei curioso sobre um grupo do Flickr que ele mencionara em um dos capítulos e fui pesquisar a respeito.

O projeto "100 Strangers" é um grupo de aprendizagem destinado a fotógrafos que desejam melhorar suas habilidades sociais e fazer retratos de desconhecidos.

O método consiste em aprender fazendo. Cada integrante tem que fazer pelo menos 100 fotografias de 100 pessoas que não conhece. O participante deve abordar uma pessoa ou um grupo de pessoas, e pedir permissão para tirar uma foto e para publicá-la no grupo.

A proposta é fazer com que o fotógrafo saia da sua zona de conforto e alcance um novo nível de fotografia de retrato.

Entrei em contato com Al Fed, um dos administradores do grupo para saber mais a respeito e ele me revelou que o grupo foi criado pelo repórter finlandês Teppo Moisio, que em 2007 pôs-se a tarefa de fotografar 100 completos estranhos, depois de pedir-lhes autorização. A idéia de Moiso era aprender como abordar estranhos para fotos, pensando que ficaria mais fácil ao longo do tempo. Ele pensou que isso seria interessante para os outros também, e iniciou o grupo no Flickr.

"Um dos principais objetivos do nosso grupo é incentivar os outros a superar a resistência interna para abordagem de pessoas desconhecidas e ajudar uns aos outros com dicas, histórias, discussões e 'feedback'." - conta um dos administradores do grupo, Al Fed.

Clique nas imagens acima para vê-las ampliadas.

Fed revela ainda que o projeto vai além do grupo e depois de um tempo, torna-se uma jornada pessoal de cada integrante, promovendo uma mudança na forma de olhar e na postura do fotógrafo.

"Mas o projeto é mais do que apenas um curso de fotografia. Como ele se estende por mais um período de tempo torna-se uma jornada pessoal também. Pessoas que trabalham no Projeto aprendem muito sobre fotografia de retrato, sobre se aproximar das pessoas, sobre a sociedade e, talvez acima de tudo, sobre si mesmos. É um pouco difícil explicar já que este é um efeito que você provavelmente não espera. E o Projeto leva você a uma viagem que você não pode prever. Torna-se algo único e diferente para todos que passam por ele. Por exemplo, muitos de nós começamos a caminhar diferentes pela vida: Percebemos pessoas que poderiamos ter deixado passar, antes do Projeto. Vemos as pessoas como indivíduos com suas próprias histórias e sua própria vida. Falamos com mendigos e empresários, policiais e manifestantes, advogados e criminosos, ministros e prostitutas, pretos e brancos, velhos e jovens, homens e mulheres."

O grupo é administrado para garantir que permaneça fiel à idéia original. E mesmo sem regras que obriguem os integrantes a comentartem as fotos de outros, as pessoas no grupo são extremamente engajadas e apoiam uns aos outros.

Para saber mais, acesse o grupo no Flickr ou o site oficial do projeto.