segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Máquina do tempo: Stereo Realist

novembro 14, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Steve Harwood / Flickr

Stereo Realist foi a mais popular câmera estéreo 35mm no mercado. Fabricada pela empresa americana David White Company entre 1947 a 1971, o modelo atraiu celebridades ao longo dos anos 50. O usuário mais notável da câmera foi o ator Harold Lloyd, que usou a câmera para fazer retratos de Marylin Monroe e Bettie Page, entre outros.

Seton Rochwite começou a projetar e construir sua própria câmera estéreo em 1929. Em 1940, ele construiu o primeiro protótipo e o levou à David White Company em Milwaukee, que, interessados no projeto,  contrataram-no em 1943. A empresa começou a anunciar a câmera ainda em 1945, embora ela só tenha sido produzida a partir do final de 1947.

Foto: John Alan Elson / Wikimedia Commons
Para visualizar as fotos em 3D, era necessário a utilização de um equipamento visualizador próprio. As duas fotos feitas pela câmera eram montadas em um único slide e então colocadas no aparelho, que isolava a visão do espectador, para que cada olho visse cada uma das imagens separadamente, criando o efeito de tridimensionalidade.

Fontes:

Stereo Realist. Camerapedia
Stereo Realist. Wikipedia