sexta-feira, 9 de março de 2012

Exposição: Recortes Atemporais

março 09, 2012 | por Resumo Fotográfico

Estréia nesse sábado (10) em Belo Horizonte, a exposição "Recortes Atemporais" do fotógrafo e professor de fotografia Thiago Theóphilo.A mostra revela imagens de três ensaios produzidos em 2011. Mulheres, tema da terceira edição do projeto Intromissões Poéticas, apresenta registros do Still Fotográfico do videoclipe “Pressa”, do músico Luiz Rocha, bem como do trabalho autoral The Dualism, em que Letícia Orlandi interpreta a história da personagem criada pelo fotógrafo, chamada Catharine.

Esses três ensaios possuem a presença das mulheres, na sensibilidade, sensualidade e força. Em cada trabalho, todas as mulheres envolvidas mostram seu lado feminino intensamente. Assim, o fotógrafo esteve como um espectador (voyeur), contemplando a beleza e delicadeza das mulheres e captando-as em sua fotografia e sua memória. 

É seguindo essa composição poética que Thiago exibe sua primeira exposição. 

“Cada ensaio modificou [minha] relação com as mulheres e trouxe à tona desejos, vontades e novos olhares. Conheci mulheres que têm doçura na presença, outras no olhar, outras na atitude, outras na força; cada uma com sua essência. Por elas estarem em estado de persona, isso influenciou e mudou todo o meu conceito de atuação no momento do click. [O trabalho] me fez buscar, na paixão e desejo, o olhar pelo feminino pleno. Sentir o cheiro e gosto da mulher! A exposição transita no tempo sem necessariamente pertencer ao passado, futuro ou presente.”

Na abertura, haverá performances criadas por 6 mulheres, sendo elas: Cacá Zech, Cibele Maia, Letícia Castilho, Marcelle Louzada, Naiara Beleza e Paloma Parentoni.

Segundo a produtora, as mulheres envolvidas estão dando continuidade a sua pesquisa sobre o feminino, com a intenção de formar nos expectadores memórias duradouras, provocando uma experiência visual e sensorial, unindo o que está sendo exposto ao que acontecerá ao vivo.

Paloma Parentoni, produtora da exposição, conheceu o trabalho do fotógrafo junto a Wilson de Avellar na realização do projeto Intromissões Poéticas, seguiu trabalhando com ele na direção do videoclipe de Luiz Rocha e acrescenta: “A exposição tem a intenção de fechar um ciclo de trabalho colaborativo entre o fotógrafo, produtora e performers tendo em foco a contemporaneidade na maneira de pensar o fazer artístico, unindo diferentes talentos e contemplando seus diferenciais.”

Serviço:

Abertura: 10 de março – Sábado de 11h às 13h
Local: Casa Una de Cultura, Rua Aimorés 1451 – Lourdes / BH
Visitação: 11 de março a 5 de abril, de segunda a sexta, das 14h às 22h e sábados de 9h ás 13h.