segunda-feira, 25 de junho de 2012

C|O Berlin apresenta retrospectiva de Larry Clark

junho 25, 2012 | por Resumo Fotográfico

Pôster da exposição na fachada do C|O na Oranienburger Straße / Foto: Moisés Coelho

Está em cartaz até 12 de agosto, no museu C|O em Berlin, uma exposição que apresenta a retrospectiva da obra do fotógrafo e cineasta americano Larry Clark, polêmico por utilizar como assunto para seus trabalhos jovens em atos de violência, uso de drogas e práticas sexuais.

"O aspecto revolucionário e exclusivo das suas fotografias é - até hoje - a proximidade e intimidade entre ele e as pessoas e situações documentadas. Ao contrário de uma clássica foto jornalistica que vê um mundo desconhecido a partir do exterior, Larry Clark não apenas se interessa pela vida de seus protagonistas. Longe de qualquer forma de voyeurismo, ele próprio é uma parte fundamental da cena que fotografa. Parece que ele tem uma familiaridade com as pessoas retratadas ao invés de apenas observá-las. Sem Larry Clark, a fotografia não teria se libertado das amarras da objetividade. Dificilmente qualquer outro fotógrafo jamais alcançou o mesmo grau de intensidade com a qual ele mergulha em seu assunto. É aqui que o artista revive sua juventude - cada vez com novos protagonistas."

Como não poderia de ser diferente, a mostra já causou polêmica pelo poster de divulgação colocado na fachada do prédio do museu, que exibe uma foto em close da região pubiana de uma mulher, com a tatuagem "Larry".

Fonte: C|O Berlin