quinta-feira, 21 de junho de 2012

O céu de inverno e a hora mágica

Nessa quinta-feira (21), a estação mais fria do ano chegou oficialmente ao hemisfério sul. Marcado pelo solstício, o inverno trás para os fotógrafos que gostam de aproveitar a "hora mágica", a oportunidade de fazer belíssimas imagens possíveis apenas nessa época.

Além das sombras mais suaves e dos detalhes e texturas mais marcados, revelados pela luz lateral, que são características naturais da luz do entardecer (ou amanhecer), é possível perceber durante essa estação, uma grande diferença nas cores que se espalham pelo céu. Essa característica bastante particular, ocorre porque os raios solares incidem perpendicularmente no hemisfério norte - onde acontece o verão - e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério sul, onde é inverno. Ou seja, existe uma maior refração da luz. Podemos dizer então, que temos no inverno a intensidade da "hora mágica" ampliada.

Foto: Paula Fortuna

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Tenho um aplicativo no Iphone chamado hora mágica que avisa quando é o momento. Claro que não sou fotógrafa profissa e ainda não tenho esse olho então o aplicativo ajuda bastante! foi com ajuda dele que consegui imagem linda que tá de fundo no meu perfil. A hora é realmente mágica e linda!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, já fiz algumas também aqui em Bauru:

    http://goo.gl/iB2nV

    http://goo.gl/9bPJt

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil