quinta-feira, 21 de junho de 2012

Engenheiros criam câmera que fotografa em gigapixels

junho 21, 2012 | por Resumo Fotográfico

Câmera gigapixel com microcâmeras / Reprodução
Engenheiros americanos da Universidade de Dukan, em Durham, Estados Unidos, apresentaram nesta quarta-feira, na revista científica Nature, um protótipo de câmera fotográfica capaz de capturar imagens com um nível de detalhes tão alto que é medido em gigapixels.

Desenvolvida pela equipe de David Brady, o protótipo é capaz de registrar uma imagem de um gigapixel em menos de um décimo de segundo, através do sincronismo de 98 microcâmeras de 14 megapixel cada, em uma única lente esférica.

"Cada uma das microcâmeras captura informações de uma área específica do campo visual", explicou David Brady. Um processador informático com todas estas informações cria uma única imagem com muito detalhe. Em muitos casos, a câmera pode capturar imagens de coisas que os fotógrafos não conseguem ver sozinhos, mas podem detectar em seguida na imagem" - explicou o engenheiro.

O projeto de US$ 25 milhões foi financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa de Avançados para Defesa (DARPA, sigla em inglês), parte do Departamento de Defesa dos EUA. A agência militar está interessada em câmeras de alta resolução como ferramentas para a aérea ou terrestre de vigilância.

O dispositivo tem as dimensões de 75x75x50 cm e pesa 75Kg. Seus elementos ópticos, no entanto, representam apenas 3% desse espaço. No restante, são armazenados os componentes eletrônicos e processadores. Segundo os cientistas, com a miniaturização dos componentes eletrônicos, a próxima geração de câmeras com resolução de gigapixels pode estar disponível nos próximos cinco anos.

O protótipo produz fotos apenas em preto e branco, porém, segundo Brady, sua equipe deve terminar a construção de uma versão em cores, com 10 gigapixel, até o final desse ano e então partir para a construção de um modelo com 50 gigapixel. Até o fim de 2013, o grupo espera ser capaz de produzir e vender 100 unidades por ano, cada uma custando cerca de US$ 100.000, o que é comparável ao custo das câmeras utilizadas em estúdios de TV.