segunda-feira, 23 de julho de 2012

É possível "falsificar" um fotógrafo profissional?

julho 23, 2012 | por Cid Costa Neto

É comum no meio fotógrafico, um certo deslubramento em torno de alguns estereótipos e principalmente equipamentos, levando algumas pessoas a acreditarem que quanto mais equipado mais o fotógrafo terá a aparência de "profissional".

Para saber até onde esse jogo de aparências pode ir, o DigitalRev TV, "programa apresentado por um cara asiático com sotaque britânico", produziu um episódio onde um completo leigo em fotografia é "transformado" em um "fotógrafo profissional" em apenas uma semana, para então passar por um teste ao lado de um fotógrafo de verdade e ser avaliado por um dos melhores profissionais de Hong Kong.

O jovem Kwan, que trabalha com TI e que, apesar de fotografar eventualmente, não tem conhecimento técnico algum, aprendeu (ou pelo menos tentou aprender) como utilizar equipamentos profissionais, incluindo flashes de estúdio, uma Canon 550D, e algumas lentes L. Como a aprendizagem na fotografia pode ser um processo longo, foram utilizados outros meios que proporcinassem uma maior "aparência de fotógrafo", como uma nova roupa, dicas de como se postar e até fhashcards com alguns jargões comuns na área, para que ele aprendesse pelo menos a falar como um profissional. Veja abaixo o resultado.