quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Livro: "O Olho do Fotógrafo" de Michael Freeman

agosto 09, 2012 | por Cid Costa Neto

Primeiro livro de uma trilogia, "O Olho do Fotógrafo" de Michael Freeman, publicado pela Bookman, traduz para a fotografia algumas questões da percepção visual através dos princípios do design, da composição e também da experiência com a técnica fotográfica. Elementos importantes para obter resultados visuais mais interessantes. Alguém já parou para pensar porque designers costumam ser bons fotógrafos?

Ao contrário da maioria das publicações que tendem a se concentrar nas relações técnicas da fotografia, o livro aborda duas questões que considero fundamentais para uma boa foto: o comportamento do fotógrafo e a disposição dos elementos do quadro na composição. Ambos muitas vezes ignorados ou negligenciados durante o estudo da fotografia.

Embora o subtítulo possa parecer um tanto quanto pragmático ao sugerir um caminho para a criação de "fotografias digitais incríveis", o livro apresenta através de uma narrativa descomplicada, metodologias que nos auxiliam a perceber e lidar com a imagem, proporcionando bases sólidas para a compreensão antecipada do que pode ou não ser mais atraente visualmente na construção de uma fotografia.

Ilustrando seus exemplos com trabalhos fotográficos reais, Freeman mostra a importância de se interiorizar alguns conceitos da composição durante o registro de assuntos ativos, que exigem do fotógrafo tomar decisões em pouco tempo. Em resumo, uma ótima referência para quem quer dar um passo adiante na construção fotográfica, indo além da técnica.