segunda-feira, 4 de março de 2013

Exposição: Priva-cidade, Publi-cité

Divulgação
A Galeria Lume, de São Paulo, inaugura nesta terça-feira (5) sua programação de exposições de 2013 com Priva-cidade, Publi-cité, de Rodrigo Kassab, na qual são exibidas pela primeira vez todas as fotografias da série que dá nome à mostra.

Esse conjunto de fotografias é composto por imagens de linhas paralelas que delineiam fachadas de prédios e as janelas, que são o cerne dessas fotografias. Em Priva-cidade, Publi-cité, o artista faz uma investigação dos limites e das relações entre os espaços públicos e os privados. “Percebi que este limite estava muito presente em cortinas e janelas, e, ao fotografá-las, poderia colocar o espectador entre esses dois espaços, como um voyeur, mas sem o elemento fetiche do voyeurismo, que é o medo de ser percebido”, explica Rodrigo.

O que se vê nessas fotografias são fragmentos de histórias, que, embora pessoais, estão à vista de quem passa diante dessas janelas. “A eterna pausa da fotografia nos dá segurança e nos permite a reflexão. Se pararmos para pensar, esse jogo entre público e privado vai acompanhar a foto onde quer que ela esteja”, diz ainda o artista.

Em sua pesquisa conceitual, Rodrigo Kassab escolhe um ambiente e caminha a esmo por ele até se deparar com elementos que servem como resposta a suas indagações. A série foi iniciada em Paris, daí o motivo para uma das palavras do título estar em francês. “Se essas imagens fossem estar situadas em algum lugar, esse lugar seria o espaço que há entre a privacidade e a publicidade, que parece imenso, mas na verdade é menor que o traço que separa o titulo”, reflete o fotógrafo.

Com influência do construtivismo, grande inspiração para Priva-cidade, Publi-cité é a arquitetura, analisada sob o espectro de reflexo humano e interação social, além do fator efemeridade, visto que as construções fotografadas para a série podem deixar de existir em algum momento, dando lugar a novas histórias, compartilhadas com o mundo, acidentalmente ou não, através das janelas.

SERVIÇO:

Rodrigo Kassab – Priva-cidade, Publi-cité
Abertura: 5 de março de 2013, terça-feira, às 19h30
Período: de 6 a 25 de março de 2013
Horário: segunda a sexta das 10h às 20h
Local: Galeria Lume – Rua Joaquim Floriano, 711 - 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3704.6268

Balady Comunicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil