sexta-feira, 3 de maio de 2013

Programa simula iluminação em estúdio fotográfico virtual

maio 03, 2013 | por Resumo Fotográfico

A empresa alemã Elixxier está lançando o set.a.light 3D STUDIO, um software dedicado a simular a iluminação de um estúdio fotográfico. Trata-se de uma espécie de versão melhorada dos aplicativos como o Virtual Lighting Studio, que já publicamos anteriormente.

O programa permite que você mova objetos e equipamentos no espaço virtual 3D, tornando a iluminação fisicamente correta. O programa também calcula a luz que reflete nas paredes e outros objetos.

Uma vez feita a configuração do estúdio é possível simular as fotografias que resultariam, utilizando uma câmera virtual, que tem todas as configurações encontradas em uma verdadeira. É possível escolher o tamanho do sensor, o formato, as configurações de exposição (obturador, abertura, ISO) e da objetiva. A profundidade de campo é simulada com base nas configurações escolhidas.

Segundo a empresa, a luz vista no programa será a mesma que será vista quando o fotógrafo for realmente utilizar a configuração do mundo real. O programa facilita a recriação da configuração, fornecendo opções para exportar os mapas de iluminação, que, junto às imagens simuladas, podem servir como diretrizes para que outras pessoas possam transformar a foto planejada em realidade.

A simulação virtual (à esquerda) ea foto do mundo real (à direita).

Uma cópia do set.a.light STUDIO 3D pode ser adquirida por cerca 140 Euros (em torno de 370 Reais) através da loja online Elixxier, mas a empresa também está oferecendo uma versão de teste que pode ser utilizada por 15 dias.

Fonte: Elixxier (via PetaPixel)