domingo, 15 de dezembro de 2013

Teresina recebe exposição com obra do mestre Pierre Verger

dezembro 15, 2013 | por Cris Tristão

As imagens transmitem o arrebatamento que a cultura negra
causou no fotógrafo francês. 


Surpresa e encanto é umas das sensações causadas pelas imagens em preto e branco, feitas pelo francês Pierre Fatumbi Verger, expostas na Casa de Odilon Nunes - Piauí.

A mostra, que teve estreia na última quinta-feira (12), reúne 170 fotografias de Pierre Verger, uma síntese das quase 30 mil imagens capturadas pelo artista sobre cultura afrodescendente realizadas ao longo dos ano 1932 e 1970.

'Nos Caminhos Afro' traz registros das viagens de Pierre Verger, que ajudam também a contar a história do povo africano, são registros sobre o cotidiano, a cultura e a religiosidade dos negros no Brasil, Benin, Nigéria, Togo, Burkina Faso, Níger, Cuba, Haiti, Suriname, Senegal, entre outros sendo ao total 20 países.

A exibição de “Nos Caminhos Afro” faz parte do projeto itinerante do Programa Petrobras Cultural com o objetivo de levar as artes visuais para pequenas e médias cidades brasileiras, saindo do circuito das grandes capitais, gratuitamente ou a preços populares. Percorrerá outras três cidades brasileiras até 30 de novembro de 2014.

Além das fotos, há dois vídeos: “Olhares Nômades”, composto por mais de 800 imagens realizadas pelo artista no Nordeste do Brasil e com trilha sonora original; e “Mensageiro entre dois mundos”, documentário de Lula Buarque de Holanda, com narração de Gilberto Gil, que tem como tema as semelhanças entre Brasil e África na obra de Verger.

Pierre Verger

Foto: Lamberto Scipione
Culturas e povos distantes o seduziam, fazendo de Verger um fotógrafo-viajante de sua fiel companheira uma Rolleiflex.

Através da fotografia, Pierre Verger dedicou sua vida e obra a uma cultura distante da sua, a do povo africano, dando uma nova identidade e dignidade a um povo até então colonizado e humilhado.

Esse fascínio o trouxe a terras brasileiras, para ser mais exato, resolveu firmar nova residência em Salvador, adotando também novo estilo de vida, mais simples, permanecendo no Brasil até a sua morte em 1996.

Para conhecer melhor a Fundação e o trabalho de Verger acesse: www.pierreverger.org.

SERVIÇO

Exposição "Nos Caminhos Afro"
Data: 12 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados e domingos das 8h às 12h.
Local: Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes - Rua Areolino de Abreu, n° 900, Teresina - PI
Entrada Gratuita

Fontes: GrandeCampinaBlog Fatos e Dados e Capital Teresina