![]() |
Kate Moss, fotografada por Bruno Mouron, durante a Fashion Week, Paris, 1992. |
Recentemente, uma exposição Centro Pompidou-Metz, no nordeste da França tem gerado polêmica. Isso porque a mostra é dedicada aos chamados paparazzi - fotógrafos que tem o ofício de capturar imagens de celebridades em seu cotidiano - levantando discussões sobre a ética da profissão e também sobre o aspecto estético.
Clément Chéroux, um dos curadores da exposição, afirma que os paparazzi não são artistas, mas que a prática criou uma produção fotográfica com características particulares. “O que nos interessou mostrar foi como é que essa estética involuntária acabou interessando alguns artistas, principalmente a partir dos anos 60, com a arte pop”, ressalta.
A exposição traz flagrantes famosos de personalidades como Jackie Kennedy Onassis, Mick Jagger, Kate Moss, Elisabeth Taylor, Marlene Dietrich e muitos outros. Tem também os retratos de paparazzi que fotografam paparazzi. A mostra inclui ainda apetrechos utilizados pelos “ladrões de imagens”, além de seminários, encontros com paparazzi e projeção de filmes.
A mostra “Paparazzi! Fotógrafos, estrelas e artistas” fica em cartaz no Centro Pompidou-Metz até o dia 9 de junho de 2014.
Fonte: RFI