quarta-feira, 12 de março de 2014

Galeria do Ateliê inaugura exposição "Já não é mais verão"

março 12, 2014 | por Resumo Fotográfico



A Galeria do Ateliê inaugura no dia 14 de março, às 19h, "Já não é mais verão", exposição de 16 fotos (em diversos formatos) do jovem fotógrafo gaúcho Marco A. F.. Resultado de um ensaio produzido durante os invernos de 2010 a 2013 na cidade de Tramandaí, litoral do Rio Grande do Sul e que, em 2012, recebeu o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Logo depois, em 2013, a exposição foi apresentada na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre e agora, chega ao Rio de Janeiro a convite da Galeria do Ateliê.
Marco A.F. desenvolveu o projeto Já não é mais verão para contar uma pequena história pessoal desse contexto afetivo e particular com o litoral gaúcho durante o inverno – mostrando os habitantes que não se encontram ali, mas sim recolhidos em seu exílio, a espera que o verão retorne.

O litoral sul se diferencia do restante da costa brasileira por suas praias de areia escura, vento incessante, águas geladas e turbulentas. É um ambiente único nesse país mundialmente conhecido pelas praias paradisíacas e clima tropical.

“Na cidade litorânea de Tramandaí, no extremo sul do Brasil, passei todos os verões da minha infância e adolescência. Hoje fotografo a cidade durante o inverno – momento esse que não é o dela, quando vive um tempo suspenso, no qual a maior parte de seus “habitantes” não se encontram ali, mas sim recolhidos em seu exílio forçado, a espera que o verão retorne. Procuro, como um arqueólogo, recuperar o que se mantém – apenas fragilmente sinalizado – nos cenários de minha juventude”, narra Marcos A.F.

O artista

Marco Antonio Santos da Rocha Filho (Lajeado, RS, 1984) é formado em Comunicação Social pela Unisinos-RS. Participou de exposições coletivas no Brasil e na Europa. Foi um dos ganhadores do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012 com o ensaio Já não é mais verão. Em 2013, lançou de forma independente o livro ‘Da tua primeira fotografia’, dentro do projeto coletivo ‘É preciso arrumar a casa’. No mesmo ano, apresentou sua primeira exposição individual, Já não é mais verão, na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre). Lançará, em 2014, a publicação ‘Viagem pela linha invisível’ em parceria com o jornalista e crítico de arte Eduardo Veras.

SERVIÇO

Exposição "Já não é mais verão"
Abertura: dia 14 de março, às 19h
Visitação: até 10 de maio de 2014
Horários: Segunda a sexta de 10h às 21h | Sab de 10h às 17h
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur, 453, Urca
Informações: (21) 2541 3314