sexta-feira, 21 de março de 2014

O triunfo de um amor interracial nas fotos de Grey Villet

março 21, 2014 | por Resumo Fotográfico

Em março de 1966, a revista LIFE publicava o artigo "O Crime de ser casado", ilustrado com fotografias de Grey Villet, que contava a história de Richard e Mildred Loving, um casal interracial que lutava contra os estatutos de anti-miscigenação do estado da Virginia, nos Estados Unidos. As fotos de Villet revelaram uma família muito unida, vivendo suas vidas em oposição a uma lei obviamente injusta -, mas também capturaram momentos eloquentes, gestos e expressões que afirmavam o quão fortemente os Lovings desafiavam a lei que pesava sobre eles.

Ambos nasceram e foram criados isolados, nas colinas do condado de Caroline, ao norte de Richmond, onde sempre houve tolerância em relação a questão racial. As coisas ficaram um pouco barulhentas quando o casal, que já namorava por um longo período, decidiu viajar para Washington para se casar em 1958. Cinco semanas depois, o xerife do condado tirou-os da cama às 2 da manhã e levou-os para a prisão. Um juiz local proferiu a sentença de um ano, que foi suspensa após eles concordarem em deixar o estado imediatamente e ficarem longe por 25 anos.

O casal, apesar de tudo, estava à espera de um recurso da decisão judicial que os havia banido de sua cidade natal. Na época, os Lovings foram inflexíveis na recusa em serem projetados como heróis pelos direitos civis. Tudo o que queriam era viver suas vidas e criar seus filhos em paz.

"[Nós] não estamos fazendo isso só porque alguém tinha que fazer e queríamos ser os únicos", diz Richard. "Estamos fazendo isso por nós - porque queremos viver aqui."

As pessoas nas fotografias publicadas por Villet - um Richard Loving carrancudo e uma Mildred Loving de olhos baixos - poderiam ter esperado e rezado, mas nunca poderiam contar: que um ano depois, em 1967, a Suprema Corte dos EUA decidiria, por unanimidade, a favor do casal, no caso Loving v. Virginia, tornando inconstitucionais todas as leis anti-miscigenação no país.









Fonte: Life.com