sexta-feira, 21 de março de 2014

Guto Muniz ministra oficina gratuita em Belo Horizonte

março 21, 2014 | por Resumo Fotográfico


De 31 de março a 4 de abril, o premiado fotógrafo mineiro Guto Muniz vai demonstrar aos participantes da oficina “A Fotografia nas Artes Cênicas” o caminho percorrido pelo profissional na cobertura de um espetáculo. Para isso, serão abordados não só a execução das fotos em si, mas toda preparação necessária à sua realização, bem como os cuidados na seleção e acabamento das fotografias. Guto Muniz pretende analisar ainda os diferentes espaços de apresentação e as diferentes artes sob o ponto de vista fotográfico.

“A fotografia das artes cênicas é normalmente conhecida, seja no meio fotográfico ou cênico, como fotografia de palco. Tal denominação deve-se ao fato de seu uso estar mais relacionado à produção de um material de cena capaz de divulgar os espetáculos nas mídias. Contudo, o universo desta especialidade está longe de se reduzir apenas ao palco, pois abrange a rua e espaços alternativos de apresentações. Envolve a produção de imagens para criação de peças gráficas como cartazes, programas, além da documentação dos processos de criação, tão importantes não só como registro histórico, mas para o estudo das mais diversas manifestações artísticas e culturais.”, explica Guto Muniz. “A fotografia de artes cênicas requer não somente o conhecimento da técnica, mas o aprofundamento nas artes do teatro, da dança e do circo”, completa.

Destinada a fotógrafos profissionais ou amadores com interesse pelas artes cênicas, a oficina exige conhecimento prévio de fotografia e operação de câmeras fotográficas em modo manual (não automático). É desejável também que o participante possua câmera fotográfica DSLR. O encontro acontece de 13h as 17h30.

Professor

Guto Muniz é especializado na cobertura de eventos artísticos, tais como espetáculos de teatro, dança, circo e shows musicais. Em 27 anos de carreira, foi responsável pela cobertura de alguns dos mais importantes eventos culturais de Minas Gerais.

SERVIÇO

Oficina “A Fotografia nas Artes Cênicas”
Data: 31 de março a 4 de abril
Horário: Das 13h30 às 17h30
Professor: Guto Muniz
Público alvo: Fotógrafos profissionais ou amadores com interesse pelas artes cênicas
Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos e conhecimento de fotografia e operação de câmeras fotográficas em modo manual; desejável possuir câmera fotográfica DSLR.
Número de Participantes: 15 alunos
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Floresta, Belo Horizonte
Inscrições: Gratuitas até o dia 27/03/2014 pelo e-mail oficinas.funarte@gmail.com (nome completo, telefone para contato e breve currículo)
Informações: (31) 3213.3084