segunda-feira, 24 de março de 2014

Paparazzo: Até onde vai a ética e o profissionalismo?

março 24, 2014 | por Cid Costa Neto

Paparazzo ou paparazzi (no plural) é um termo em língua italiana, utilizado para designar os repórteres que fotografam pessoas famosas sem autorização, expondo em público as atividades que eles fazem em seu cotidiano. 

Por trás dessa movimentação esta o produto de mídia conhecido como "celebridade", que faz com que a vida de determinadas pessoas tenha "interesse público". Normalmente essas fotos servem para ilustrar manchetes como "Gêmea do nado beija muito em Salvador‎", "Fernanda Paes Leme não resiste a brigadeiro em evento em São Paulo" ou ainda "Grazi Massafera deixa a academia de celular na mão".

Segundo o inglês Frank Griffin, 62, ex-paparazzo que mora em Los Angeles há 20 anos, "não há muita diferença entre o fotógrafo de guerra e o paparazzo. Claro que um é considerado herói. Mas é tudo fotojornalismo", disse. "É absurdo quererem criar mais leis para que Justin Bieber tenha uma vida mais confortável." 

Cultura popular

Além das publicações em diversas mídias, a prática tornou-se tão comum na cultura contemporânea, que ganhou até um jogo eletrônico online, o Paparazzi Attack, que consiste em "perturbar os famosos". O jogador deve correr atrás da atriz para tirar fotos enquanto ela joga objetos para atrapalhar. 

A reputação da profissão é tão questionável, que foi tema do primeiro episódio da série  de vídeos "You Hate My Job" (Você Odeia Meu Trabalho), produzida pelo site Marketplace, mostrando profissões que têm má reputação e são odiadas por alguns. Quem participou deste episódio foi o fotógrafo Giles Harrison, que atua na área há 17 anos e é fundador da London Entertainment Group, uma agência que tem representantes em oito cidades no mundo.

Recentemente foi inaugurada no Centro Pompidou-Metz, no nordeste da França, uma exposição sobre a fotografia paparazzi, que tem gerado polêmica e diversas discussões sobre a profissão e a estética desse tipo de registro.

Saldo negativo

Essa espetacularização em torno da vida das celebridades cria uma urgência incomoda que vem gerando saldos negativos para ambos os lados.

O fotógrafo brasileiro Marcos Serra Lima já admitiu durante um congresso, que não gostava de trabalhar como paparazzo e que já esteve inclusive prestes a ser agredido por um de seus alvos.

O filme de 2004 intitulado "Paparazzi" mostra um astro de cinema que é perseguido por paparazzi inescrupulosos, que acabam provocando um terrível acidente. O filme teria sido inspirado no que aconteceu com a princesa Diana, que foi morta em Agosto de 1997 durante uma perseguição em Paris.

A Princesa Diana foi alvo constante dos paparazzi, até o dia de sua morte (Foto: Redcat Photography)

A morte de Diana foi o estopim para as leis contra paparazzi começarem a mudar. Foram ampliadas as penas para quem captar imagens em propriedade privada e, mais recentemente, também para quem as publicar. Em Junho do ano passado, um fotógrafo suspeito de ter tirado as fotos de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, em topless que foram publicadas na revista "Closer" foi indiciado.

No início do ano passado, um paparazzi que seguia a Ferrari do cantor Justin Bieber morreu atropelado. Ironicamente, o fotógrafo perseguia a pessoa errada. O carro estava sendo dirigido por um amigo de Bieber e o cantor encontrava-se longe de onde ocorreu o incidente. Ainda no ano passado, o jogador de basquete da NBA Lamar Odom destruiu o equipamento de um fotógrafo, após ser abordado no trânsito.

O soft paparazzi

Enquanto algumas pessoas demonstram um evidente descontentamento com o assedio destes fotógrafos, outros utilizam isso como artifício para sem manterem na mídia, chegando a simular situações de flagra combinadas com o fotógrafo. Essa prática tornou-se tão comum que ganhou até nome próprio: "soft paparazzi".

Em 2011 a modelo Carol Abranches deixou os seios a mostra ao mergulhar no mar. O que deveria aparentar ser um acidente com o biquine, no entanto, teria sido combinado com um paparazzo. “Vai lá, mostra o peito, é assim que rende matéria” teria dito o profissional.

Carol Abranches teria combinado um "flagra" com o paparazzo (Foto: Marcos Ferreira/Photo Rio News)