quarta-feira, 9 de abril de 2014

Galeria da Gávea recebe exposição “Ninguém é de Ninguém”

abril 09, 2014 | por Resumo Fotográfico

Personagens anônimos e cenas cotidianas de praias cariocas viram arte pelas lentes do fotógrafo Rogério Reis


Fotografar na praia já foi fácil. Lá nos anos 70, 80, um fotógrafo era recebido de braços abertos pelas tribos que frequentavam as areias cariocas. O tempo passou e o que ficou difícil nos anos 90 virou quase impossível nos dias de hoje. Sacar uma Canon no calçadão é promessa de confusão. O direito de imagem é levado tão a sério atualmente que a solução do fotógrafo Rogério Reis, um apaixonado por personagens que habitam este cenário tão democrático da cidade, foi distribuir tarjas e formas geométricas coloridas sobre o rosto das pessoas. Portanto, da dificuldade surge o trabalho “Ninguém é de Ninguém”, um projeto iniciado há três anos, e que agora chega à Galeria da Gávea, dia 16 de abril, com 20 fotografias, seis delas em série inédita, intitulada Paisagens Humanas.

Será a primeira oportunidade de apreciar, de forma panorâmica, este trabalho que encantou a Maison Européenne de la Photographie, a MEP, a ponto da instituição francesa comprar todas as 34 fotos, quando exibida no FotoRio 2011. Ou seja, a fase com o nome de “Paparazzi do Anônimo” faz parte do acervo francês e o carioca pouco viu ao vivo este trabalho (no momento, algumas fotos estão em cartaz no CCBB RJ, na mostra Amor, Amor, Amor).

A novidade em Paisagens Humanas é que Rogério recorre a imagens mais abertas, com menos close e mais pessoas, mas sempre com suas tarjas coloridas, criando harmonia entre personagens e a luz obtida nas fotografias.

Rogério Reis sempre se interessou por temas urbanos. Investiu tempo e olhar sobre a violência em trabalhos como “Microondas” e “Travesseiros Vermelhos”. Passado este momento, seu assunto agora é a beleza dos beijos, dos corpos em roupa de banho, suor, cadeiras, barracas e tudo o mais que nos remeta ao universo praiano.

SERVIÇO

Exposição “Ninguém é de Ninguém”
Data: de 16 de abril a 23 de maio.
Local: Galeria da Gávea – Marquês de São Vicente, Alto Gávea
Informações: (21) 2274-5200.