terça-feira, 29 de julho de 2014

Exposição resgata memória fotográfica de Belo Horizonte

julho 29, 2014 | por Resumo Fotográfico


A partir da próxima sexta-feira, 1 de agosto, o Memorial Minas Gerais Vale recebe a exposição "Câncio de Oliveira  Memória Fotográfica de Belo Horizonte", que apresenta ao público imagens da capital mineira nas décadas de 1940 a 1980, registradas pelo lendário fotógrafo Câncio de Oliveira, hoje com 86 anos.

O projeto foi idealizado pelo fotógrafo e especialista em processamento digital de imagens, Heitor Muinhos, que a partir de negativos originais, digitalizou e restaurou as obras. Fundador da Art Moulin, um dos mais modernos e completos estúdios digitais de fotografia fine art do país, Muinhos desenvolveu e aprimorou técnicas inovadoras e inéditas para restauração de fotografias antigas. Aliadas às novas tecnologias de impressão de categoria museológica – que utiliza tintas e papéis de algodão especiais – essas técnicas permitem que imagens quase apagadas pelo tempo possam ser restauradas, digitalizadas e expostas ao público.

No mesmo local, no dia 2 de agosto, haverá o lançamento do catálogo da exposição, com a presença do fotógrafo Câncio de Oliveira. Ainda como parte do projeto, Heitor Muinhos ministrará nos dias 13 e 20 de agosto, no auditório do Memorial, a palestra gratuita "Inovação e Tecnologia no Processo de Restauração Digital de Fotografias, Estudo do Caso Projeto Câncio de Oliveira – Memória Fotográfica de Belo Horizonte", que abordará o making off do projeto e as técnicas aplicadas.

SERVIÇO

Exposição "Câncio de Oliveira  Memória Fotográfica de Belo Horizonte"
Data: 1 a 24 de agosto
Horário: Terças, quartas, sextas-feiras e sábados, das 10h às 17h30; Quintas, das 10h às 21h30 e aos Domingos, das 10h às 15h30.

Lançamento do catálogo
Data: 2 de agosto
Horário: de 15 h às 17h

Palestra  "Inovação e Tecnologia no Processo de Restauração Digital de Fotografias"
Data: 13 e 20 de agosto
Horário: às 16h

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, s/n˚, Esquina com Rua Gonçalves Dias.