quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Exposicao "A Natureza do Fotógrafo" em Ouro Preto

agosto 06, 2014 | por Resumo Fotográfico


Estreia nesta quinta-feira, na Galeria Inverso, em Ouro Preto, a exposição "A Natureza do Fotógrafo", que apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação e cuja motivação é apresentar, de forma contundente, as transformações que ocorrem no mundo. Numa época em que somos bombardeados por um fluxo constante de imagens irrelevantes, produzidas e compartilhadas instantaneamente por qualquer indivíduo com um aparelho celular nas mãos, a natureza – aqui usada no sentido de essência – dos fotógrafos apresentados faz um contraponto efetivo.

Érico Hiller viajou pelo planeta, e, num expressivo ensaio apresenta sua visão dos locais e populações mais ameaçados pelas mudanças climáticas. Ao longo de doze anos, Rodrigo Baleia sobrevoou a Amazônia, a fim de acompanhar o avanço da agricultura e da pecuária sobre a floresta. Essa mesma região tem seus habitantes documentados por Maurício de Paiva, que há dez anos estuda e testemunha o modo de vida dos ribeirinhos e sua relação com o entorno. Luciano Candisani contabilizou inúmeras e desconfortáveis horas embaixo d-água para expor a riqueza e a fragilidade da biodiversidade nos rios brasileiros. Quanto mais difícil e inacessível um ambiente, maior o interesse de João Marcos Rosa em explorá-lo: escaladas, noites passadas no alto de árvores muitos metros acima do solo, tudo para chegar o mais perto possível de espécies raras e ameaçadas de extinção. A paisagem ao redor nem sempre é bela e estimulante, que o diga Izan Petterle, que extraiu força visual da aridez e do sofrimento, ao mostrar o ciclo destrutivo da indústria siderúrgica na Amazônia. Desafio semelhante teve Victor Moriyama, que, ao investigar um desolador depósito de carros abandonados para uma reportagem, produziu um conjunto de imagens surpreendente e insólito.

A exposição faz parte da programação do festival Fotógrafos em Ouro Preto, que teve início nesta quarta-feira, na cidade histórica.

SERVIÇO

Exposição "A Natureza do Fotógrafo"
Abertura: 07 de agosto as 11:30h
Local: Galeria Inverso - Rua Getúlio Vargas, 248, Ouro Preto, MG