sábado, 2 de agosto de 2014

Exposição de Nair Benedicto retrata a mulher brasileira

agosto 02, 2014 | por Resumo Fotográfico



Estreia nesta segunda-feira (4), no CCBB Brasília, a exposição inédita de Nair Benedicto, “Fé Menina”. A mostra que marca a abertura das atividades da 5ª edição do Mês da Fotografia no Distrito Federal, apresenta um retrato da mulher brasileira através do olhar de uma das maiores fotógrafas do país. Com curadoria de Egberto Nogueira, diretor da paulista Imã Foto Galeria, a exposição é uma coletânea de 40 fotos em preto e branco e cor, que traçam um perfil da condição feminina sob o olhar de Nair desde a década de 70 até os dias atuais.
“Mulher sempre foi um tema recorrente no meu trabalho. Eu considero esses registros fotográficos um pout pourri sobre a realidade da mulher brasileira, que é mostrada em diferentes situações: na prisão, em passeatas, em aldeias indígenas e no carnaval.” - afirma Nair.
Pioneira no fotojornalismo brasileiro, Nair escolheu dar voz às minorias, propondo temas como o preconceito e a violência contra a mulher, o homossexual, o menor de rua e o índio. E nesses 42 anos de profissão, sua obra de viés político integra os acervos dos museus de arte moderna do Rio de Janeiro (MAM) e de Nova York (MoMa), entre outros. Nair foi delegada da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1988 e 1989, depois de ter se engajado na militância durante a ditadura, ser presa e torturada. “Acredito no poder transformador da fotografia, Por meio dela, procuro chamar a atenção para questões que considero relevantes para a sociedade”, afirma Benedicto.

A exposição “Fé Menina” vem acompanhada de um documentário filmado e produzido por Egberto Nogueira que mostra a trajetória de Nair Benedicto.

No dia 4 de agosto a fotógrafa fará uma visita guiada com os visitantes às 18h30 na galeria 3, e às 19h30 um debate sobre a exposição no teatro do CCBB. Acesso ao teatro mediante retirada de senha na bilheteria a partir das 18h30.

SERVIÇO
Exposição “Fé Menina”
Período: de 4 a 24 de agosto
Horário de visitação: De quarta a segunda das 9h às 21h.
Local: CCBB Brasília – SCES, Trecho 02, lote 22