segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mostra revela história do Mercado Central de Belo Horizonte


A exposição "Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos" traz objetos, imagens fotográficas e produtos que retratam a história do Mercado Municipal desde suas origens. A exposição fica em cartaz no espaço cultural do Mercado Central, localizado junto ao estacionamento, até o dia 6 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

A exposição tem curadoria do historiador Osias Ribeiro e marca o início das comemorações de 85 anos do Mercado Central. O objetivo é retratar a história do então Mercado Municipal, hoje Mercado Central, desde suas origens em 1900 onde hoje funciona a rodoviária da Capital. Trata-se de uma exposição de objetos, fotografias e produtos que reproduzem o Mercado Municipal da época.

Para Yuri Mello Mesquita, diretor do Arquivo Público da Cidade, a preservação e o acesso à documentação do Mercado é de grande importância para a cidade. "A parceria com o Mercado Central faz parte da expansão da atuação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte não só na PBH, mas também na cidade. Por meio da futura parceria, recolheremos a documentação histórica do Mercado para que ela seja preservada e disponibilizada aos cidadãos no APCBH. Os belo-horizontinos terão à sua disposição acervo riquíssimo que conta a história de um dos marcos da capital mineira", conclui Yuri.

O Mercado Central, fundado em 1929, na gestão do Prefeito Cristiano Machado, pertenceu à Prefeitura da cidade até 1964. Nesse período, foi muito importante para o abastecimento da cidade de Belo Horizonte. Depois de sua privatização, o Mercado tornou-se cada vez mais referência para a capital mineira. Para saber mais sobre a história do Mercado Central acesse o site: www.mercadocentral.com.br.

A imagem publicada mostra o Mercado Central e faz parte do Fundo Assessoria de Comunicação Social do Município (ASCOM), que está sob a guarda do APCBH. A foto foi tirada em 1961.

SERVIÇO

Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos
Data: de 3/9 a 6/10
Horário: Segunda a sábado, das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h
Local: Mercado Central - Av. Augusto de Lima, 744
Informações: (31) 3274-9434

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil