domingo, 23 de novembro de 2014

Exposição apresenta coleção de grandes nomes da fotografia

novembro 23, 2014 | por Resumo Fotográfico

 "Candomblé Joãozinho da Goméia", Salvador, 1946 (Pierre Verger)

Ricardo Camargo Galeria inaugura nova edição do projeto “Recortes de uma Coleção” trazendo uma seleção de fotografias do colecionador Marcelo Cintra, em exposição pela primeira vez no circuito cultural paulistano. Com curadoria de Ricardo Camargo e texto de Diógenes Moura, a mostra exibe 18 fotografias – p&b e cor – de dez autores renomados do circuito brasileiro e internacional, como Begoña Egurbide, Cristiano Mascaro, Mario Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Pedro David, Pedro Motta, Pierre Verger, Robert Mapplethorpe, Sebastião Salgado e Tuca Reinés.

O recorte elaborado para a mostra é composto por imagens que, de alguma forma, por algum ângulo, em algum momento entre o olhar e a apreensão da cena pelo profissional, retrata a figura humana; no todo ou em partes, em movimento ou estático. “O conjunto de imagens escolhido na coleção de Marcelo Cintra trata dessa relação: o fotógrafo e o outro, ele mesmo.”, define Diógenes Moura.

Fases representativas dos fotógrafos com trabalhos icônicos das mesmas estarão dispostas lado a lado, formando um painel visual harmônico e ao mesmo tempo diversificado, abrangendo temas dos mais variados como crenças populares, sadomasoquismo, sensualidade, entre outras.

A coleção de Marcelo Cintra possui como base primordial o olhar criterioso do colecionador: “somente compro as fotos que me emocionam; seja pelo tema abordado ou pela técnica utilizada” define Marcelo Cintra. A inclusão da fotografia em seu acervo pessoal ocorreu após uma visita, já há alguns anos, a semana de Fotografia em Madrid; sendo que nos dias atuais estas já respondem por 20% de suas obras de arte.

SERVIÇO

Exposição "Recortes de uma Coleção"
Coquetel de abertura: 25 de novembro de 2014, de 19h às 23h (apenas para convidados)
Exibição: De 26 de Novembro a 17 de Dezembro de 2014
Horário: Segunda a sexta das 10h às 19h aos sábados das 10h às 14h
Local: Ricardo Camargo Galeria – Rua Frei Galvão, 121,  Jd. Paulistano – São Paulo, SP
Informações: (11) 3031 3879, 3819 0277