quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O olhar de um paulistano sobre o modo de vida carioca

Chega às livrarias do país o livro Rio, que reúne imagens da cidade maravilhosa feitas pelo fotógrafo Roberto Rosa. O livro apresenta 111 imagens do Rio de Janeiro, escolhidas em mais de dez mil cliques feitos ao longo de três anos.

Depois de fotografar cidades como Roma, Veneza, Paris, Havana, Madri e Nova York, esta é a primeira vez que o fotógrafo retrata uma cidade brasileira e a escolha não poderia ser diferente. As imagens que compõem o livro Rio mostram o olhar singular de Rosa, um paulista que trocou a pauliceia desvairada pela cidade maravilhosa e, até hoje, enxerga o Rio de Janeiro como alguém que acabou de chegar.

“A vivência das pessoas com o Rio é diferente do que se vê em qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo. Ultimamente, tenho viajado muito para São Paulo, onde a gente só vê prédios e casas, não tem morros, não tem montanhas. O Rio é excepcional, pois, além de não ser uma cidade plana, é cercada por morros e montanhas recobertos pela exuberante Floresta da Tijuca. A liberdade do olhar que a cidade possibilita, com seus espaços vazios que nos permitem ver o horizonte, as águas e a floresta, me deixa extasiado.” - explicou Rosa.

Para a criação do livro, o fotógrafo tentou se distanciar um pouco dos pontos turísticos, que já são famosos e conhecidos ao redor do mundo, sem deixar de retratá-los. “Os pontos turísticos estão lá, mas vistos por uma ótica diferente. Não dá para fugir deles, mas procurei enfatizar os mercados, as feiras, rodas de samba, comunidades, morros, esquinas. Fui guiado por músicas que me levaram a esses lugares e queria mostrar o cotidiano da cidade e as personagens que se fundem aos cenários escandalosamente belos e são emolduradas por eles”, detalhou o fotógrafo.

A curadoria e apresentação do livro ficaram por conta do antropólogo e também fotógrafo, Milton Guran. “Sua presença no projeto foi fundamental; criou um discurso visual em que nos apresenta a cidade desde o nascer do dia, atravessa as horas evoluindo pelas ruas, morros, parques, mares e lagos, até entrar no entardecer, se extasiar com o poente e culminar na noite fechada e na explosão vermelha dos fogos do Réveillon de 2011, em Copacabana”, detalha o fotógrafo paulista.

Em 2015, Rosa pretende transformar o livro em uma exposição que homenageará os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

No dia 9 de dezembro, acontece o evento do lançamento oficial do livro em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil