quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Domingos Peixoto vence o Prêmio Esso de Fotografia 2014

novembro 12, 2014 | por Resumo Fotográfico

Nesta quarta-feira (12), a ExxonMobil anunciou os vencedores da 59ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo. 

Coube ao repórter-fotográfico Domingos Peixoto, do jornal O Globo, o Prêmio Esso de Fotografia. A foto "Crime à liberdade de imprensa", realizada durante protesto violento ocorrido no Centro do Rio de Janeiro em fevereiro, registrou o momento exato em que Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, é atingido por um foguete disparado por manifestantes. "Esse acontecimento levou à morte de um companheiro, o Santiago, e à prisão de jovens que com certeza estão morrendo aos poucos", observou Peixoto, que foi foi o único a registrar a tragédia.

Esta foi a terceira premiação que a foto de Domingos recebeu. Ela também venceu o Prêmio CNT de Jornalismo e o MPT de Jornalismo, concedido pelo Ministério do Trabalho.

Foram inscritos no Prêmio Esso deste ano 519 reportagens e séries de reportagens impressas; 175 trabalhos fotográficos; 291 trabalhos de criação gráfica e 62 trabalhos de telejornalismo. Além do prêmio principal, foram contemplados outros 13 trabalhos. Veja a lista com todos os vencedores.