quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fotografias revelam locais de prostituição em Belo Horizonte

janeiro 29, 2015 | por Resumo Fotográfico

Mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus são personagens de exposição contemplada pelo XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia



Durante dois anos, a fotógrafa belohorizontina Laura de Avelar Fonseca entrevistou e fotografou as mulheres que trabalham nos hotéis da Rua Guaicurus, conhecido ponto de prostituição de Belo Horizonte. O resultado do trabalho pode ser conferido na exposição Hotel Esplêndido, que ocupará de 6 de fevereiro a 1 de março o Museu Inimá de Paula, com abertura no dia 5 de fevereiro, às 19 horas. Composta por fotos e áudios, a exposição tem curadoria do artista Scott MacLeay, trilha sonora do Grivo, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, nos horários de funcionamento do Museu (veja abaixo).

O extenso tempo dedicado ao projeto fica claro para o espectador. A fotógrafa parece apresentar-se como uma testemunha silenciosa e íntima da realidade que se desenrola à sua frente, com um olhar especialmente voltado aos detalhes do ambiente que caracterizam as personagens. “Eu me aproximei profundamente das mulheres, do local, do que seria o meu objeto. Não tem como não se aproximar”, diz ela. Nessa aproximação, Laura revela um cotidiano que une contextos de trabalho, clube social e convivência familiar. Ainda que a situação de marginalização social à qual estão submetidas as profissionais do sexo não possa ser ignorada, a fotógrafa comprometeu-se em não tê-la como algo a reduzir o ser humano retratado. “Estas não são fotos de prostitutas. Estas são imagens do ambiente em que as mulheres trabalham. O ambiente de trabalho não as define; simplesmente identifica e gerencia sua persona pública”, completa Scott.



Poética das Bordas

Além da exposição, o público poderá participar da atividade “Poética das Bordas”, que inclui visita guiada seguida de conversa com convidados sobre o registro documental contemporâneo e a exposição em si. A ação será realizada nos dias 6 e 26 de fevereiro, às 10h e às 18h30, respectivamente, com duração de duas horas. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone (31) 3213-4320. 

SERVIÇO

Exposição Hotel Esplêndido
Data: de 6 de fevereiro a 1 de março
Horário: terça a sábado de 10h às 18h30, quinta de 12h às 20h30 e domingo de 12h às 18h30
Entrada: gratuita

Poéticas da Borda (visita guiada e bate-papo com convidados)
Datas: 6 de fevereiro, das 10h às 12h e 26 de fevereiro, das 18h30 às 20h30
Inscrições: gratuitas, por email contato@museuinimadepaula.org.br ou telefone (31) 3213-4320