quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fotografias revelam locais de prostituição em Belo Horizonte

Mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus são personagens de exposição fotográfica contemplada pelo XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia



Durante dois anos, a fotógrafa belohorizontina Laura de Avelar Fonseca entrevistou e fotografou as mulheres que trabalham nos hotéis da Rua Guaicurus, conhecido ponto de prostituição de Belo Horizonte. O resultado do trabalho pode ser conferido na exposição Hotel Esplêndido, que ocupará de 6 de fevereiro a 1 de março o Museu Inimá de Paula, com abertura no dia 5 de fevereiro, às 19 horas. Composta por fotos e áudios, a exposição tem curadoria do artista Scott MacLeay, trilha sonora do Grivo, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, nos horários de funcionamento do Museu (veja abaixo).

O extenso tempo dedicado ao projeto fica claro para o espectador. A fotógrafa parece apresentar-se como uma testemunha silenciosa e íntima da realidade que se desenrola à sua frente, com um olhar especialmente voltado aos detalhes do ambiente que caracterizam as personagens. “Eu me aproximei profundamente das mulheres, do local, do que seria o meu objeto. Não tem como não se aproximar”, diz ela. Nessa aproximação, Laura revela um cotidiano que une contextos de trabalho, clube social e convivência familiar. Ainda que a situação de marginalização social à qual estão submetidas as profissionais do sexo não possa ser ignorada, a fotógrafa comprometeu-se em não tê-la como algo a reduzir o ser humano retratado. “Estas não são fotos de prostitutas. Estas são imagens do ambiente em que as mulheres trabalham. O ambiente de trabalho não as define; simplesmente identifica e gerencia sua persona pública”, completa Scott.



Poética das Bordas

Além da exposição, o público poderá participar da atividade “Poética das Bordas”, que inclui visita guiada seguida de conversa com convidados sobre o registro documental contemporâneo e a exposição em si. A ação será realizada nos dias 6 e 26 de fevereiro, às 10h e às 18h30, respectivamente, com duração de duas horas. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone (31) 3213-4320.

SERVIÇO

Exposição Hotel Esplêndido
Data: de 6 de fevereiro a 1 de março
Horário: de terça à sábado, das 10h às 18h30, quinta, das 12h às 20h30 e domingo, das 12h às 18h30
Entrada: gratuita

Poéticas da Borda (visita guiada e bate-papo com convidados)
Datas: 6 de fevereiro, das 10h às 12h e 26 de fevereiro, das 18h30 às 20h30
Inscrições: gratuitas pelo email contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone (31) 3213-4320

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil