quinta-feira, 12 de março de 2015

Museu Afro Brasil exibe fotografias de Christian Cravo

março 12, 2015 | por Resumo Fotográfico


O fotógrafo Christian Cravo revela sua visão do continente africano na exposição “Luz e Sombra” no Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A mostra é composta por 40 fotografias em preto-e-branco, resultado de várias incursões do artista por seis países africanos: Namíbia, Botsuana, Zâmbia, Quênia, Uganda e Tanzânia. 

“A minha proposta é mostrar uma África diversa daquela que estamos acostumados a ver. A África não é apenas o continente negro, berço da cultura baiana, mas também é o solo que deu origem à vida”, afirma o fotógrafo. Nascido em 1974, Christian Cravo foi criado num ambiente artístico, em Salvador. Ele é filho do artista brasileiro Mario Cravo Neto e da dinamarquesa Eva Christensen; e neto do renomado artista baiano Mario Cravo Jr.

A exposição já passou por Nova York, no ano de 2012, e por Salvador, onde ficou em cartaz entre setembro e novembro do ano passado, no Palacete das Artes. “Há muito tempo apreciada em São Paulo, a fotografia de Christian Cravo é marcada pelo tratamento cuidadoso da luz e pelo afro-brasilidade de uma Bahia, que ele soube celebrar, até mesmo pela influência de seu pai, Mário Cravo Neto”, comenta Emanoel Araujo. “As fotos nos revelam, em ângulos inesperados, animais e paisagem, de maneira insólita, importante e luminosa. Uma África que ele retrata com estes dois espíritos amalgamados, o baiano e o nórdico. Luz e sombra em contrastes, pretos, brancos e cinzas”, acrescenta.

SERVIÇO

Exposição "Christian Cravo – Luz & Sombra”
Exibição: até 10 de maio.
Horário: de terça-feira a domingo, das 10 às 17h, com permanência até às 18h*
Local: Museu Afro Brasil - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10
Informações: 55 11 3320-8900 | www.museuafrobrasil.org.br

*Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21h, para atendimento noturno ao público visitante.