sexta-feira, 3 de abril de 2015

Belo Horizonte recebe a exposição 'Paisagem Ambulante 381'

abril 03, 2015 | por Resumo Fotográfico

O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia de Belo Horizonte recebe até o dia 7 de junho, a exposição do projeto Paisagem Ambulante 381. 

Ao viajar inúmeras vezes o trajeto entre Belo Horizonte e Ipatinga, na BR-381, Daniel Moreira observou as paisagens – fixas e móveis – que compõem a rodovia. Os registros fotográficos contemplam trechos da estrada e as pessoas que encontrou no caminho, buscando explorar a linha tênue entre o socialmente aceito e a escolha pessoal dos indivíduos que ali habitam.

O resultado final vem ao público por meio de cerca de 38 fotografias que abordam a relação do ser com a paisagem da qual o retratado inconscientemente se torna parte.

A continuidade no tempo, o desenvolvimento e as potencialidades criativas desenvolvidas em meio à pressão da necessidade de sobrevivência e a forte vocação ao nomadismo de alguns contra a tendência à sedentarização de outros, gera uma série de contrastes e cria uma unidade estética com os detritos que são abandonados e passam a fazer parte da rodovia.

Daniel Moreira

Formado em Comunicação, participa de exposições e dedica seu trabalho à exploração dos sentimentos e condições humanas. Em suas obras destaca-se um olhar que humaniza o mundo nas relações diversas com o imaginário, o ser humano e o consumo.

Em 2014 foi contemplado com o XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com o projeto Paisagem Ambulante 381. No mesmo ano, foi selecionado para o 5 º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e em 2013 foi finalista do Prêmio de Arte Conrado Wessel.

SERVIÇO

Paisagem Ambulante 381
Data: até 7 de junho.
Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia - Avenida Afonso Pena, 737.
Informações: (31) 3236-7400