quarta-feira, 15 de abril de 2015

Exposição em Ipanema reúne obras de fotógrafos paraenses

abril 15, 2015 | por Resumo Fotográfico

Guy Veloso
A galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, em Ipanema, Rio de Janeiro, apresenta, entre 20 de abril e 16 de maio, a exposição "Horizonte Generoso - uma experiência no Pará", com curadoria de Bernardo Mosqueira. A mostra faz parte do projeto da galeria de mostrar anualmente um recorte da produção atual de um estado brasileiro fora do Sudeste. Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Elza Lima, Keyla Sobral, Luiz Braga, Orlando Maneschy e Guy Veloso são os artistas que representam a arte paraense nesta mostra.

Segundo Luciana Caravello, o Pará foi escolhido porque, apesar da pouca visibilidade e da distância, os artistas têm trabalhos cada vez mais únicos e fortes e, por isso, estão se destacando no mercado de arte, com obras reconhecidas em exposições nacionais e internacionais.

O curador explica que a mostra não tem a pretensão ser um retrato definitivo da produção de arte no Pará, pois essa é de fato muito abundante e complexa. “Horizonte Generoso” é o resultado de uma experiência pessoal de pesquisa e estadia. O curador foi a Belém depois de fazer sua pesquisa à distância. “A exposição parte da história de uma viagem de um pesquisador pela cidade, encontrando seus artistas, suas instituições, suas questões, pesquisas e, com isso, encontrando recorrências, interesses comuns, ritmos, ressonâncias”.

“Podemos dizer que a relação com o mágico ou espiritual, o amor, a relação do povo com natureza, e a violência no campo e na cidade são quatro assuntos importantes dessa exposição”, explica Bernardo.

SERVIÇO

Exposição "Horizonte Generoso - uma experiência no Pará"
Abertura: 18/04 - 15h às 18h
Exposição: de 20/04 a 16/05
Horário de visitação: Segunda a Sexta de 10h às 19h, Sábado de 11h às 14h
Endereço: Rua Barão de Jaguaripe, 387 - Ipanema, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2523-4696