domingo, 19 de abril de 2015

Livro reúne registros fotográficos de Dennis Hopper

abril 19, 2015 | por Resumo Fotográfico


Pouca gente sabe, mas o falecido ator Dennis Hopper, morto em maio de 2010, raramente saía sem a companhia de uma câmera fotográfica (assim como o fotojornalista enlouquecido de seu papel em Apocalypse Now). Mas, dizem seus biógrafos, ao contrário de sua personalidade forte, era um fotógrafo sutil e gracioso.

Um pouco desse trabalho menos conhecido de Hopper pode ser conhecido agora pelo livro Drugstore Camera , lançado pela editora italiana Damiani. A obra traz uma compilação de imagens em preto e branco registradas nos anos 60 e 70 na região do Taos, no Novo México (EUA) – uma pacata cidade descoberta pelo ator durante as locações para o filme Easy Rider.

Toda a série traz fotos feitas com uma câmeras Instamatic e reveladas em laboratórios de farmácia comuns à época – daí o nome do livro. Entre os registros, retratos de amigos e familiares, paisagens desérticas, ruínas e nus femininos em interiores sombrios.

A coleção é uma verdadeira viagem no tempo a uma era tempo de encantamento da vida de Hopper, que morou no Taos nos anos 70, num rancho que transformou em casa e estúdio. Taos foi, também, a cidade que ele escolheu para ser enterrado quando morresse.

Gazeta do Povo
Publicado em: