quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fotógrafo brasileiro é detido na Turquia

maio 07, 2015 | por Resumo Fotográfico

Gabriel Chaim cobria a guerra civil na Síria quando foi detido na cidade de Sanliurfa, ao tentar cruzar ilegalmente a fronteira com a Turquia. 


O fotógrafo de guerra brasileiro Gabriel Chaim cobria o conflito na Síria quando foi detido na noite de terça-feira (5) na cidade de Sanliurfa, ao tentar cruzar ilegalmente a fronteira com a Turquia. Dois outros fotógrafos que estavam com ele, um alemão e um turco, também foram detidos. 

Da cela que divide com o fotógrafo alemão, Chaim entrou em contato com o site G1. Ele informou que seu telefone celular e seu computador foram mantidos em seu poder e que, após ser detido ao tentar entrar em território turco, foi interrogado durante 14 horas, sem poder comer nem dormir nesse período. “Ficamos 16 horas ou mais sem comer. Depois disso, eles deram duas bananas para que dividíssemos entre três pessoas. O sono era avassalador, porém era impossível tirar um segundo de cochilo. Se a gente fosse ao banheiro, um cara armado nos acompanhava”, conta.

O fotógrafo ligou para a Embaixada brasileira na Turquia quando recebeu voz de prisão. Uma fonte do Itamaraty confirmou que o ministério está em contato com Chaim e que ele se encontra sob custódia das autoridades turcas. Um promotor deve decidir nesta quinta (7) se ele será deportado ou liberado em território turco.

Esta é a quarta vez que Gabriel Chaim viaja à Síria desde o início da guerra civil no país, que já dura quatro anos. Especializado em fotografar e filmar áreas de conflito, Chaim já fez coberturas no Iraque, no Irã, na Faixa de Gaza e no Egito. Já teve trabalhos veiculados pelo G1 e por programas da TV Globo, além de em veículos estrangeiros como a rede americana CNN e o jornal inglês The Guardian.

Com informações do G1