quinta-feira, 21 de maio de 2015

Fotógrafos surdos expõem no Museu de Arte do Rio

maio 21, 2015 | por Resumo Fotográfico

Projeto pioneiro conduzido por artistas pernambucanos promove a fotografia participativa para dar voz a fotógrafos surdos


A partir da próxima terça-feira (26), o Rio é convidado a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos. Em cartaz no Museu de Arte do Rio - MAR, a mostra reúne imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades de impacto e de diálogo com o entorno.

O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais.

Desta forma, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas se transformam em ferramentas de diálogo. É também uma estratégia de empoderamento de grupos que frequentemente tem pouco ou nenhum acesso a meios de comunicação. O projeto é conduzido por artistas do grupo GEMA, estimula o surgimento de multiplicadores e permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.

Por Contato reúne imagens que promovem a inclusão social a partir da valorização da diversidade, independentemente de características físicas, comunicacionais ou intelectuais. Enfatiza, desta forma, que a única diferença entre surdos e ouvintes é uma língua diferente. Além disso, busca incentivar a presença da comunidade surda no circuito de produção cultural, do qual frequentemente é excluída pelo despraparo da sociedade e das próprias instuições de cultura.

SERVIÇO

Exposição "Por Contato"
Data: 26/5 a 5/7 (bate-papo e lançamento do catálogo na terça 26/5 às 11h)
Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.
Local: Museu de Arte do Rio - MAR (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)
Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br