quinta-feira, 25 de junho de 2015

Arquivo Urbano: 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil

A Luste Cultural leva a mostra de Jussara Romão para o Senac Lapa Faustolo, em São Paulo


Luste Cultural exibe, no Senac Lapa Faustolo, a mostra Arquivo Urbano: 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil, da editora de moda, artista plástica e designer de joias Jussara Romão, que também assina curadoria e expografia. Composta por 120 fotografias e vídeos, a exposição apresenta um panorama dos hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina cotidiana. Na data da abertura da exposição, a autora ainda participa de uma conversa aberta com o diretor de arte Guilherme Rex e com o jornalista Mário Mendes.

Durante amplo período de pesquisa iconográfica, feita por Goya Cruz, foram resgatadas fotografias – oriundas de álbuns de família, instituições, museus e acervos particulares – que traçam uma análise social e histórica da sociedade brasileira, ao longo dos últimos 100 anos. Além de fotógrafos anônimos, que registraram o dia a dia de suas famílias, a pesquisa inclui imagens de nomes consagrados, como Augusto Malta, Jean Manzon e Marcio Scavone. Com este material e, partindo do pressuposto de que “Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir”, surgiu o projeto Arquivo Urbano, composto por um livro (lançado em 2013, pela Luste Editores), e pela presente exposição. O livro – que foi finalista do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Artes e Fotografia -, traz as imagens, acompanhadas por um texto de autoria de Mario Mendes, e relatam comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda.

 

Agora, as fotografias mais interessantes e emblemáticas ocupam o Senac Lapa Faustolo, em São Paulo, com ampliações e reproduções - as imagens que contam a história até os anos 2000 são impressas em tecido e exibidas em móbiles espalhados pelo espaço expositivo; as mais recentes, são mostradas em vídeo, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade com as quais a comunicação atinge o público.

Ocorridas do início do século XX para o XXI, grandes transformações na sociedade geraram diversas mudanças nos hábitos e costumes da população. “A moda, o lazer, a alimentação: tudo mudou de forma extraordinária”, comentaJussara Romão. A exposição Arquivo Urbano: 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil apresenta uma história do país. Não a história oficial de políticos e homens importantes, mas a vida cotidiana dos brasileiros e sua evolução - um tema de interesse para os mais diversos públicos. A mostra representa, desta forma, um importante registro não apenas para historiadores e estudantes, mas também para o público em geral, uma vez que traz imagens curiosas, que contam a trajetória do Brasil de modo pouco usual.

SERVIÇO

Exposição "Arquivo Urbano, 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil"
Abertura: 30 de junho de 2015, terça-feira, a partir das 19h30
Período expositivo: 1 a 24 de julho de 2015
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30 / Sábados, das 8 às 14h30
Local: Senac Lapa Faustolo – Rua Faustolo, 1347  Lapa - São Paulo - SP
Informações: (11) 2185-9800

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil