quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Exposição reúne fotos raras de autoria de Mário de Andrade

agosto 06, 2015 | por Resumo Fotográfico

O Museu de Artes de Belém (Mabe) recebe nesta quinta-feira (6), às 19h, a mostra de fotografias “Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta”. A exposição faz parte do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), e traz ao público um recorte de 60 fotografias em preto e branco, realizadas por Mário de Andrade em 1927, durante viagem ao Estado do Pará e ao Peru, e um vídeo com fragmentos de correspondências com intelectuais brasileiros.


Poeta, romancista, etnógrafo, fotógrafo, crítico de arte e musicólogo, Mário de Andrade sempre teve a cultura e o povo brasileiro como os seus interesses maiores. Em 1927, no intuito de desbravar o Brasil, realizou uma viagem etnográfica pelo Norte do país, descrita por ele como “Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega”. Durante o trajeto, fez registros fotográficos e escritos sobre a paisagem, o homem e a cultura da região.

Nas fotos estão registrados os labores no campo com a cana, o café e o gado; os de populações ribeirinhas no transporte de madeira e alimentos; os mercados dos grupos urbanos; as trocas entre citadinos e indígenas; além de referências aos trabalhos femininos como a lavagem de roupas.

“As fotografias demonstram também o empenho do escritor em transmitir por meio de elementos plásticos aquilo que é retratado, fundindo a informação ao valor artístico, além de registrar cada imagem com títulos e legendas que as explicam ou esclarecem, aliando, dessa forma, a ação do turista-etnógrafo à do fotógrafo-poeta”, escreve a curadora Adrienne Firmo.


SERVIÇO

Exposição “Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta”
Abertura: 6 de setembro, às 19h.
Período expositivo: 07 de agosto a 27 de setembro de 2015.
Horário: de segunda a sexta, de  10h às 18h e aos sábados e domingos, de 9h às 13h
Local: Museu de Artes de Belém (Mabe) - Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha
Informações: (91) 3114-1026